quarta-feira, 19 de março de 2008

Proposta para melhorar a democracia...

Médicos e advogados quando cometem crimes associados a sua prática profissional podem, e devem , ter seus direitos de exercício da profissão cassados ou extintos...
Motoristas podem ter sua licença cassada por crimes de trânsito...
Deputados, senadores e integrantes do executivo podem ser cassados por crimes associados ao exercício do mandato...
Funcionários públicos são exonerados, automaticamente, quando a pena de seus crimes, próprios (peculato, concussão, prevaricação, etc) ou não, exacerbam quatro anos...
Por que não adotar o mesmo critério para jornalistas, ou seja:
Aqueles condenados, em última instância por calúnia, injúria ou difamação terão seus registros profissionais cassados enquanto durar a pena....
Ou dependendo da gravidade e do número de vítimas, podem ter seu registro cassados permanentemente...

6 comentários:

Anônimo disse...

Brilhante comentário, amigo. Parabéns! Por que a imprensa também não é punida quando extrapola sua função precípua? Por que jornalistas não estão sujeitos às penalidades legais após praticarem "crime" de injúria, calúnia, difamação? Por um acaso estão acima do bem e do mal? Não sei se você é jornalista ou não, mas a sua postura é a mais correta, sensata e democrática entre todos os blogs que tenho lido, mais notadamente os de jornalistas de Campos. Parabéns!

xacal disse...

Caro Josué Monteiro...
Obrigado por publicar seus comentários...
Não sou jornalista, sou um mero funcionário público...
Note que há apenas uma categoria que não pode ser "cassada" pelos seus atos, junto com os jornalistas:
Os juízes...Por que não "impichar" Ministros do STF e adjacências...?

Anônimo disse...

Caro Xacal,

A partir de agora sou fã de carteirinha de seu blog. Seu texto é, de longe, o melhor de todos os blogs campistas que eu e minha esposa costumamos ler, já que alguns blogs se tornaram excelentes fontes de informação. Seu texto é leve, divertido, inteligente e, principalmente, fundamentado. Confesso que li todos os seus posts para entender a polêmica com os outros blogs. E as coisas agora ficaram bem claras pra mim. A Trolha deve ser referência para se entender o que realmente está acontecendo com Campos e, principalmente, o que se desenrola em seus bastidores. Confesso total decepção com os blogs de R. Moraes, R. André, F. Siqueira e o Urgente. E pasmo, ainda, em saber de encontros "furtivos" entre esses blogueiros e o até deus-sabe-até-quando prefeito da cidade, RH, na tentativa de se travestirem de os "salvadores da planície".
Agora percebo o quanto esses blogs, nos últimos dias, se tornaram "sucursais avançadas" do jornal do "Napo da Lapa", conforme vc o identifica, brilhantemente. Todos repetem os mesmos discursos, linkam praticamente as mesmas coisas, parecem bem orquestrados. Infelizmente não dá mais para acreditar no "desinteresse" dessas pessoas, quando se intitulam defensores de nossa cidade. Arghhhh!!!!!
Como vc e a maior parte de nossa população, acredito que Campos deve ser passada a limpo, sim. Algo inviável com essas pessoas que atualmente estão no "poder" e que um dia, de um modo ou outro, integraram todos esses governos que só serviram para nos afundar ainda mais na lamaceira.
O único jeito seria "implodir" a cidade e começar tudo de novo, pedindo a Deus que só os bons sobrevivessem. Como isso não é possível, resta-nos brigar por mudanças realmente verdadeiras, sinceras e voltadas para o real interesse de nosso povo.

Em tempo: vamos "impichar" essa categorias, sim. Tô dentro dessa luta!

Em tempo (de novo): suas respostas aos posts se tornaram nossa leitura obrigatória. Deixa muito jornalista e pseudos-intelectuais no chinelo.

Mais uma vez vez te parabenizo e peço desculpas pelo longo comentário.

Um grande abraço.

Anônimo disse...

Xacal,

A partir do "telhado de vidro" tenho acompanhado os principais blogs de Campos, eu que moro no Rio. Acho sua contundência e seu sarcasmo fundamentais nesse momento e, claro, mesmo discordando de algumas questões (poucas) fiz do seu blog minha leitura obrigatória. Quanto à questão da cassação, acredito que o jornalista tem que ser punido como qualquer um que ultrapasse os limites da lei. Calúnia e difamação são crimes e seus autores devem responder por isso, jornalistas ou não...

Quanto aos outros blogs acho o do Ricardo André tão bom quanto o seu...

até...

xacal disse...

Sejam bem-vindos, e não se furtem a sentar a pua quando esse blog estiver "fora dos trilhos"...

Anônimo disse...

Caros deslumbrados com a fala pseudo séria, pseudo ética e pseudo inteligente do Xacal, não se esqueçam: ele esteve lá!

Xacal esteve lá com Arnaldo Vianna e seus escroques! Xacal bebeu na fonte. A PF está na cola da Tia Lu, não sabem que quem começou tudo foi o canídeo que subscreve este blog.

AUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Vamos todos a casa do Xacal apanhar o dinheiro que ele levou da FCJOL...