segunda-feira, 28 de abril de 2008

Obama "povão"

Foto de Jae C. Hong/Associated Press

O New York Times em sua versão eletrônica de hoje traz uma matéria de Jeff Zeleny e Adan Nagourney, onde relatam uma mudança de estratégia da campanha de Obama após a derrota na Pensylvannia..

O senador foi orientado por assessores a trocar grandes eventos de massa pela campanha corpo-à-corpo, bairro por bairro...

Atribuem a derrota de Obama nas últimas prévias a um suposto distanciamento de Obama das bases populares, que começariam a enxergá-lo como inacessível...Este aspecto torna-se mais perigoso quando se disputa com uma mulher, que por motivos naturais, associa sua imagem a mãe e companheira, muito mais palpável para eleitores das camadas trabalhadoras, ou blue-collars voters...

Os estrategistas de Barak Obama querem que ele explore sua origem humilde, e o fato de seu primeiro emprego ter sido em um centro de apoio e recolocação de trabalhadores siderúrgicos...

Como se vê na própria foto, campanhas podem ser decididas em mega eventos, grandes produções de mídia, mas o elemento da proximidade com eleitor, em uma aproxiamção "paroquial" pode fazer uma diferença devastadora...

Bom exemplo para valorizarmos nossas possibilidades aqui em Campos dos G., com os recursos e discursos que temos...


Nenhum comentário: