quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Voto útil.

Não há dúvidas que o voto é a expressão da vontade do eleitor.
O argumento paternalista, de que o cidadão que troca seu voto por favores, e benesses da máquina pública como uma vítima indefesa da manipulação não encontra mais eco. 
De todas as formas, o eleitor estabelece um vínculo mais imediato com seus representados e preferem receber "adiantado" pelo mandato conferido, uma vez que já sabe de antemão que eleito não cumprirá sua tarefa de buscar o interesse comum. Então o eleitor raciocina que deve "salvar" o seu interesse e de sua família logo que pode.

Como já dissemos em outra oportunidade, o fisiologismo é uma espécie de "valorização" do papel que o eleitor desempenha nessa época. É quando ele tem algo para trocar.

Mas o voto deve ir além disso.

Bom, ao menos deveria.

Nessa campanha polarizada, o eleitor deveria "esticar" um pouco o processo, já que ainda não houve para além da dicotomia Arnaldo/Rosinha nenhuma discussão séria sobre Campos dos Goytacazes.

Deveríamos votar para forçar um segundo turno, e ampliar o espectro do debate nessa campanha que se ressente dele.

O nosso patrão Xacal vai votar em Odete.

Nós vamos de Graciete Santana.

É preciso reforçar as candidaturas que estejam desvinculadas desse "esquema" de poder que se reveza há 20 anos. Demonstrar que a política nessa cidade não se resume ao Muda Campos e suas dissidências.

Estabelecer eixos diferentes para criar alternativas, mesmo que as chances de vitória sejam pequenas. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Fechado o convênio entre A Trolha, Eu penso que... e Urgente. Todos unidos para salvar da extinção o pobre Xacal. Vamos ver no que vai dar. Salve Garotinho! Salve Rosinha! Derrubamos mais um...
Vai tarde, Xacal.

Anônimo disse...

Estás enganado, anônimo. Xacal não cai nunca, êle é como uma Fênix, vai renascer apesar das postagens mais torpes e imbecis que fazem contra ele.

Zé Bocudo

Anônimo disse...

Embarcando na declaração de voto, quero dizer que o meu voto para a vereança é para Félix Manhães, esse cabra ao longo do último ano torpedeou nos jornais da cidade, sem medo essa política de confeiteiros da planície. Aquela que come o bolo todo e deixa a população só olhando.

Djahojinho

Kbrunco disse...

Em breve Kbrunco vai fazer a sua declaração de voto para vereador.

Anônimo disse...

se para ser util.
voto em Feijo
o unco que tem como enfrentar esse bando de maluco

Anônimo disse...

Odete ou Graciete + marcelo, eh garantir que ou arnaldo ou rosinha ganhem essa MERD......

Anônimo disse...

nao concordo com este pensamento, pelo menos nao desta forma.
em campos, é inevitavel a vitoria de um dos dois arnaldo/rosinha feijo está em baixa e nao pode ser considerado mudanca(quase foi cassado e em 2004 dividiu palanque com campista no 2º turno mas ninguem lembra)
o problema é que em caso de 2º turno concessoes(secretariado) devem ser feitas para se obter apoio dos outros candidatos, isso de certa forma, atrapalha os planos do candidato que posteriormente vencer a eleicao. nao voto em odete pois administrar o PUBLICO é complicado e realmente há a necessidade de experiencia e largo secretariado, nao tenho nada contra ela acho uma excelente pessoa e tb honesta porem dirigir fusca é diferente de dirigir carreta...voto rosinha