sábado, 18 de outubro de 2008

Lição de casa...


Boa parte do "lixo" jornalístico que engolimos aqui é derivado de uma influência direta do modo estadunidense de fazer imprensa...

Formatos e tendências são assimiladas quase que por osmose...

Assim foi com a ditadura das pesquisas, e as manipulações de praxe nos inclinaram a acreditar que sondagens estatísticas são sentenças definitivas, ou, antecipação dos resultados...

Também é herança do american way a espetacularização da cobertura política, com destaque a escândalos pessoais e da vida privada do candidato, em detrimento da discussão de suas idéias e propostas...Nesse ambiente é que proliferaram as "colunas", e seus "colonistas", como diz Paulo Henrique Amorim...

Enfim, tal e qual os estadunidenses, aprendemos a valorizar a imagem em lugar do conteúdo, onde vicejam os "marqueteiros" como oráculos, para "vender" candidatos como marca de extrato de tomate...

Mas há um movimento que a mídia nativa evita como o diabo rejeita a cruz...
É comum em alguns dos maiores veículos de comunicação das terras do Tio Sam, a declaração explícita em editoriais da preferência eleitoral daquele grupo de mídia...
Como fez por aqui, isoladamente,  a Carta Capital em 2002...

Três grandes jornais estadunidenses, o Los Angeles Times, o Chicago Tribune e o Washington Post publicam hoje seus editoriais com declaração de apoio ao candidato democrata Barak Obama...Destacamos dentre outros, trechos como:

"He is the competent, confidente leader who represents the aspirations of the United States(...)" (Ele é o competente e confiável líder que representa as aspirações dos Estados Unidos- Los Angeles Times)

Podem assim se apresentar aos seus leitores com a transparência de quem separa notícia e opinião...

Por aqui, em terras goitacá, esse fenômeno parece longe e improvável...

Nossos jornalistas de coleira preferem esconder suas preferências sob o manto da informação jornalística...Cometem dois graves erros: desmerecem a justeza de suas escolhas, e contaminam a credibilidade das informações que publicam...

Ao que parece, a mídia nativa não gosta de "copiar" bons exemplos...Prejudica os "negócio$"...
E o pior: esse "cacoete" contaminou alguns espaços da blogosfera, onde seus publicadores insistem em nos fazer crer no "mito da imparcialiade"...


Foto: Chicago Tribune.

Nenhum comentário: