sábado, 4 de outubro de 2008

O poder da comunicação...

Muito embora as empresas tradicionais tenham se apropriado do termo comunicação, em um tempo onde o monopólio de produzir informação estava sob sua posse, nós dos blogs, tidos e havidos como seres estranhos e esógenos a esse universo ( e talvez seja verdade), temos muito o que comemorar nesse ano de eleições, e de intensa movimentação política em Campos dos G., por termos ocupado um espaço nessa relação humana primordial: o ato de se comunicar...

É lugar comum louvar as virtudes da blogosfera...Todos já estamos "carecas" de saber que a falta de força econômica dos blogs, e da conseqüente pequena capacidade e amplitude frente ao poder da mídia tradicional, é compensada pela interatividade e pela notícia instântanea...

Mas um fato tem nos intrigado...

O crescente número de blogs na cidade, e na expansão dos acessos desses espaços, fato comprovado por todos os blogonautas aponta uma tendência e sentencia um fato...

Cada vez mais pessoas se interessaram por política na região, e de uma forma ou de outra, por motivos diversos (nem todos legítimos, é verdade) se expressaram e construíram o maior forum de debates jamais visto nessa região...

Muita coisa foi, e será lixo...É assim também em todos as outras mídias como a tv, por exemplo...
No entanto, certas reflexões e intervenções propiciaram uma referência única para aqueles que se preocupam com nossa cidade...

Não é arrogância dizer que a blogosfera manteve uma interlocução explícita ou platônica com os órgão e entidades que formam a rede de relacionamentos sócio-político-econômos de Campos dos G..

A sedimentação de blogs como o do Roberto Moraes, Fábio Siqueira, Ricardo André com conotações analíticas, fiscalizadoras e, por que não dizer propositivas de um lado, e de outro blogs de "variedades" como do Gustavo Rangel, Fotos e Fatos, do Gustavo Oviedo, Caído em Campos e a Rádio Pirata do Cláudio Kezen, amarram um processo de diversificação cultural a serviço da cidadania...

Temos, como é o caso da mídia tradicional, um setor segmentado forte, como os blogs especializados, como o de esportes: com Vitor Longo, dentre outros, poesia e arte: da Aucilene Freitas, direito: do Cléber Tinoco e por fim, o sempre ecologicamente correto e bem informado Luiz Felipe Muniz... 
Isso sem falar nos blogs como o outroscampos.blogspot.com, e o razão e crítica, www.razaoecritica.blogspot.com/, que têm trazido o debate acadêmico a blogosfera, em linguagem acessível, mas sem perder a profundidade necessária a discussões teóricas importantes para a compreensão da realidade que vivemos...

O mais impresionante desse fenômeno é que manteve uma oraganicidade de ação, sem perder a liberdade e a espontaneidade características dessa "almas errantes" que são os blogueiros...

Um grande abraço e obrigado a todos os nossos leitores e colaboradores...Na blogosfera quando falamos em sucesso compartilhado, não é mera figura de retórica...Aqui tudo se move COM vocês...

E até agora a liberade de expressão e a democracia tem se demonstrado armas poderosas...!

7 comentários:

Anônimo disse...

URGENTE!!!!
É hora de esquecer as intrigas, o ódio, a revolta, a desilusão, e lembrar que esses políticos que estao querendo serem eleitos por nós, sejam prefeito ou vereadores, muitos deles já foram inimigos e hj estão juntos e mts eram amigos e viraram inimigos oq nao impede que seu candidato se junte depois com esse que agora vc odeia, então ARMAS NO CHÃO E FLORES NA MÃO, que vença aquele que olhe por nossa cidade e não só por alguns apadrinhados, que vença aquele que cumpra pelo menos a metade doq prometeu nesta eleição, que vença a paz e a serenidade entre todos nós e que Deus nos abençoe e nos proteja, fiquem na paz de Deus....

Só gostaria de comentar que sua postura tem melhorado muito, só n me chingue por isso, rsrsr

LGPF

O Lamparão disse...

Juiz manda interditar jornal
Postado por Avelino Ferreira às 04:17

Do amigo e advogado em Miracema, José Souto Tostes, recebi a notícia abaixo:

JUIZ MANDA FECHAR JORNAL DE 73 ANOS POR CRÍTICAS À JUSTIÇA

O Juiz Eleitoral de Paraíba do Sul, Dr. Flávio Silveira Quaresma (28ª Zona Eleitoral -24-22631332 e 22632388), expediu hoje à tarde, um MANDADO DE FECHAMENTO DO ENTRE-RIOS JORNAL, que funciona há 73 anos na cidade de Três Rios.

O jornal, que é diário, publicou ontem e hoje, entrevistas com o advogado Luiz Paulo Viveiros de Castro (21- 99476272), que comentou a enorme quantidade de irregularidades praticadas nas eleições da cidade de Paraíba do Sul, vizinha à sede do ENTRE-RIOS (distribuição de materiais esportivos pela prefeitura, compradas com valores superfaturados, distribuição de material de construção flagrado pelo TRE e uso de email, telefone, veículos e materiais da prefeitura na campanha de reeleição do atual prefeito)

A redação do ENTRE-RIOS JORNAL foi ocupada por inúmeros policiais militares, que foram rudes com os funcionários e jornalistas que lá trabalham, EXPULSANDO-OS DE LÁ.

A porta do jornal está lacrada com uma fita adesiva indicando INTERDIÇÃO.

É uma grave agressão à liberdade de imprensa, pois a alegação do Juiz de que o jornal não publicou um DIREITO DE RESPOSTA que ele determinou, NÃO PROCEDE, pois a pena para esses casos é de multa, SEGUNDO DISPÕE O ART. 18 DA RESOLUÇÃO 22.624, DO TSE. (Art. 18.

O não-cumprimento integral ou em parte da decisão que reconhecer o direito de resposta sujeitará o infrator ao pagamento de multa no valor de R$5.320,50 (cinco mil trezentos e vinte reais e cinqüenta centavos) a R$15.961,50 (quinze mil novecentos e sessenta e um reais e cinqüenta centavos), duplicada em caso de reiteração de conduta, sem prejuízo do disposto no art. 347 do Código Eleitoral (Lei no 9.504/97, art. 58, § 8o).

Comentário do blog: Os juizes, lá como aqui, pensam que são deuses. Querem tomar o lugar dos verdadeiros deuses: os desembargadores e ministros dos tribunais.

DO BLOG ASPECTOS
http://www.aspectos.blog.br

Anônimo disse...

ops...me desculpe rsrsr xingar é com x pô, rsrsr
LGPF

Gustavo Rangel disse...

valeu xacal...grato pela citação...abs

Vitor Longo disse...

Também agradeço a citaçao. Valeu Xacal.

Aucilene disse...

Ô meu rei, ando tão relapsa com "minha pracinha" que nem merecia esse tipo de citação. Você é que é gentil, como sempre. Isso pareceu piada? rsrsrs Aos olhos do anônimo que disse que você tem "melhorado muito" pode poarecer. rsrsrs
Né, não, viu?!

Beijo

Auci

Luiz Felipe Muniz disse...

Muito boa colocação, Xacal.