segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Saia justa...

Não há que se questionar a legitimidade do mandato conferido a rosinha napoleão...

Mas um dado relevante merece nossa análise...

De acordo com as contas do blog do Roberto Moraes, mais de 70 mil eleitores votaram branco, nulo ou simplismente não foram a seção eleitoral...

Esses números demonstram:

  • Existe um significativo setor da sociedade que não mais compactua com o modelo de gestão começado com o muda campos, que passou para as mãos dos herdeiros políticos dos garotinho, e que agora retorna ao controle de seus criadores...
  • rosinha napoleão, apesar da festa, tem uma margem de manobra muito restrita, pois esse eleitorado que se absteve, compõe um mosaico de pessoas que, certamente, espera o surgimento de uma alternativa política para redefinir o desenho da política local...
A despeito das regras, ou contas eleitorais, a verdade é que muito mais eleitores "votaram contra" rosinha, do que à favor...
É verdade que 70 mil votos rejeitaram ela e seu concorrente, mas isso só tem relevância para quem ganhou, e não para o derrotado...
Somados ao voto do defunto popozão melancia vianna, são cerca de 180 mil eleitores reticentes...

Será que o pessoal da lapa vai governar de fato e de direito, ou vai reeditar a velha forma: gastar rios de dinheiro em publicidade, para que a mentira mil vezes repetida vire verdade...?





15 comentários:

Manoel Caetano disse...

Xacal

Boa tentativa, mas, o companheiro só esqueceu de mencionar que ao universo de aproximadamente 56 mil abstensões não é, necessariamente, formado por eleitores que rejeitaram Rosinha e Arnaldo.

Claro, dentro deste universo existem sim eleitores que rejeitam os candidatos na disputa, mas, existem também: enfermos, pessoas viajando, pessoas trabalhando fora da cidade (meu irmão, por exemplo, é policial rodoviário e estava de serviço em Macaé) etc.

Esta conclusão de que a soma simples das abstenções, nulos e brancos forma o contigente de eleitores que rejeitaram as candidaturas é um tanto exagerada.

Vale dizer que o índice de abstensões, como o próprio Roberto demonstrou, esteve dentro da normalidade registrada nas eleições no município.

No Rio, por exemplo, as abstenções somaram mais de 1 milhão de eleitores. Seria correto concluir que mais de 1 milhão de cariocas rejeitaram Gabeira e Paes só porque não votaram?

Zé disse...

Também discordo ligeiramente. No primeiro turno, nulos, brancos e abstenções someram cerca de 65 mil; no segundo, esse número chegou a cerca de 73 mil, uma crescimento muito pequeno. Ou seja, a rejeição não é especificamente dirigida a Rosinha ou Arnaldo, já que dada a variedade (não tão variada assim, é verdade) de candidatos no primeiro turno, esses eleitores, se quisessem mesmo uma nova liderança, teriam comparecido muito mais em 5 de outubro do que ontem. Poderiam ter apostado na Graciete ou até na Odete, a rainha dos falsos moralistas.

Para tirar esse pessoal de casa (ou do bar) seria necessária não uma simples nova liderança, mas um fenômeno maior que Garotinho em 88 (EM 88!), e não oportunistas do tipo Mackhoul/Odete. Fenômeno é força de expressão, é claro. O projeto, a exemplo do Garotinho - que antes de ser deputado e prefeito, já tinha "nome" e foi o vereador mais votado, não sendo eleito por causa da legenda-, já deveria ter começado esse ano, com um nome forte para o legislativo.

Mas o salto alto da pretensa terceira via campista impediu que investissem num projeto mais realista e eficiente a longo prazo (uma voz na Câmara) do que a razoável votação de Mackhoul e Odete, que só serviram/serviriam para negociar apoio no segundo turno e cargos no governo.

José Carlos do Patrocínio

amaro josé - guarus disse...

Xacal,

Hoje cedo coloquei uma dúvida no blog do dr. Cláudio Andrade, até porque eu estava buscando uma resposta para uma situação, com base na lei, e como advogado achei que ele fosse me ajudar. Não entendi porque até agora ele não me deu uma resposta e acho que isso vai acontecer também nos outros blogs. Por isso estou usando o seu espaço e pedindo que você me ajude, me oriente. Desde já fico muito agradecido.
Vou colocar aqui o que coloquei hoje cedo no blog do dr. Cláudio Andrade. Espero que voce possa me ajudar.

Vou colocar entre aspas, tá?

"Dr. Cláudio Andrade,

Tive a oportunidade de estar aqui em seu blog antes das eleições.

Volto hoje mais feliz pela vitória da minha candidata. Mais o motivo pra mim voltar aqui é pra ouvir o sr. sobre uma questão que já ouvi hoje logo cedo, lá no centro da cidade. Não posso garantir que a coisa seja verdade ou não, mais eu acho que merece ser discutida, porque me parece ser muito comum acontecer.
Como já disse, votei na candidata Rosinha. Sou morador de Guarus e tenho familiares que são funcionários estatutário da prefeitura e que apoiaram o candidato Arnaldo. O que ouvi dizer é que ontem, após o resultado final, um jornalista teria sugerido a Rosinha que, ano que vem, ela desse uma "dura" nos funcionarios que apoiaram Arnaldo.
Com os terceirisados não deve acontecer nada mesmo, porque eles já vão estar de fora mesmo no dia 31 de dezembro.
Fiquei muito xateado quando soube disso. Eu já não concordo que isso aconteça, caso seja verdade mesmo, porque acho que as pessoas deve ser livres para escolher e votar em quem quizer.
Então, como o sr. é advogado, gostaria que me explicasse uma coisa:

- Existe alguma lei que protege o servidor público contra perseguição por ter votado no outro candidato? O que é que o servidor público pode fazer se for vítima da tal perseguição politica? O sr. poderia me
esclarecer mais sobre o assunto? Quero passar as informações para esses meus parentes, já eu não entendo nada da área juridica, e eles estão comedo de serem perseguidos. Essa situação pode mesmo acontecer?

Caso o sr. possa nos dizer o que é possivel acontecer nesses casos, fico muito agradecido.

Obrigado pela atenção.

Amaro José R. Filho"


Xacal,

Ainda bem que costumo escrever meus texto num programa de texto, se não não ia nem mais me lembrar do que eu tinha escrito.
Mais o fato é esse acima citado. Não sei porque o dr. Cláudio não me respondeu, mais tá tudo bem. Eu espero contar com a sua ajuda.

Até logo,

Amamaro José R. Filho
Guarús

amaro josé - guarús disse...

Me desculpe. Eu gostaria de corrigir meus erros de datilografia e dizer que meus familiares estão com medo de serem perseguidos e colocar o meu nome certo, que é: Amaro José R. Filho.

Agradecido.

Anônimo disse...

Gostaria de incluir o feriado antecipado para segunda do dia do Servidor.
Com certeza , esse foi mais um dos varios erros cometidos pelo Arnaldo Pinoquio Vianna.
Se considerarmos o alto numero de eleitores que fazem parte da boquinha , pagar R$ 3,00 para não votar , compensa.
É melhor ir para Buzios , Guarapari , Grussai passear com a Hilux

Anônimo disse...

Caro Amaro José!!
Não será perseguição, é cumprimento de lei sair terceirizados e entrar concursados, isso é lei e ponto. Aconselho a estudar se quizer estar na prefeitura a partir de 2009. Abs

amaro jos-e - guarús disse...

Não amigo aí de cima, você não entendeu o que eu disse. Não falei sobre terceirisados e também não estou pedindo emprego por ter votado em Rosinha, porque eu já tenho meu emprego e não é na prefeitura, por isso não preciso da prefeitura.
O que quero saber é sobre uma coisa que ouvi falar sobre o que querem fazer ano que vem com os estatutarios da prefeitura. Eu ouvi no centro da cidade que andam dizendo pra Rosinha que ela deva punir os funcionarios estatutarios que votaram em Arnaldo. Apésar de eu gostar dela e ter votado nela, eu tenho parentes que são empregados estatutarios da Pmcg a muitos anos e eles preferiram votar em Arnaldo.
Então o que eu tô perguntando e ninguem me responde é o seguinte: os funcionarios pode ser perseguidos porque votaram no outro candidato? Existe lei que protege os funcionarios? O que o funcionario pode fazer se for perseguido? É isso o que eu quero saber. Me disseram que esse tipo de coisa é chamado de perseguição politica.
Eu estou preocupado com meus parentes e não acho que é justo eles serem perseguidos só porque votaram em outra pessoa, porque eu acho que o voto é livre e qualquer pessoa tem que ter liberdade para escolher quem quizer, não é? Voce conseguiu entender agora?
Eu entendi tambem o que voce quiz dizer quando me mandou estudar. Não preciso estudar porque não pretendo fazer concurso pra nada. Eu trabalho a muito tempo pra uma firma que me paga horas extras, me da vale refeição e me da plano de saúde e o meu salario chega a 1.750,00 por mês. O meu trabalho é um pouco pesado mais vale a pena. E você quanto ganha? Então eu não preciso de prefeitura pra nada graças a deus.
E além do mais quando Rosinha foi no meu bairro em Guarús pedir voto, ela não queria saber se a gente sabia escrever ou não.
Volto a perguntar então se Rosinha vai perseguir os funcionarios estatutarios da Pmcg porque votaram no dr. Arnaldo. Porque se isso acontecer eu vou me arrepender de ter dado meu voto pra ela e agora fico lembrando daquele filme que passaram na telvisão, quando a policia começou a bater nos professores.

Amaro José

Xacal disse...

Amaro...

Os servidores estatutários estão à salvo de demissões ou reduções salariais, por exemplo...
exceto os servidores em estágio probatório, que é o período de avaliação pelo qual o servidor pode ser exonerado, se não cumprir as exigências e metas, ou se o seu cargo for extinto por lei...

Mas, caso qualquer injustiça aconteça, existem os remédios constitucionais, como habeas corpus e mandado de segurança...

Há também a possibilidade de denunciar abusos de autoridade, constrangimentos ilegais, e assédios morais a Justiça...

Por último, se o servuidor se julgar perseguido por suas opções políticas, deve procurar seu sindicato....

Um abraço.

amaro josé disse...

Xacal

Obrigado por me responder, agora as coisas ficaram mais claras pra mim. Era isso mesmo que eu queria saber. Eu perguntei pro meu tio, que é funcionario efetivo da Pmcg, e ele me disse que é cadastrado no sindicato dos servidores publicos. Então eu passei pra ele o que voce me explicou aqui e ele ficou mais aliviado. Mais de qualquer forma vamos ter que esperar chegar 2009 pra ver o que novo governo vai fazer com esse pessoal, né mesmo? Eu pessoalmente não gosto desse negócio de vingança, mais o jeito vai ser esperar. Meus colegas de trabalho me disseram também que se isso acontecer mesmo, que é pra meus parentes procurar os jornais e denunciar a perseguição. Mais vamos aguardar os fatos...

Xacal, mais uma vez eu venho aqui te agradecer por sua ajuda. Eu sei que você não votou nem em Rosinha e nem em dr. Arnaldo, mais eu respeito por demais a sua opinião, pois como eu disse em outro comentário, o voto das pessoas é livre e todos tem que respeitar.
Também peço desculpa pelos meus erros de portugues, mais sei que consigo me fazer entender.

Obrigado, muito obrigado mesmo e um grande abraço pra você, e tenha um bom dia.

Amaro José (Guarús)

Faez disse...

eu tbm postei comentario similar ontem no blog do r.moraes. contudo cheguei a conclusoes que me tiraram essa sensaçao tbm:

a parcela de ausentes deve-se a:
1) falecidos (mt coisa)
2) enfermos (numero razoavel)
3) maiores de 65 anos (mt gente)
4) viajantes e servidores (numero razoavel)
5) pessoas que mudaram de cidade mas nao o endereço do titulo (numero consideravel, haja visto que em nossa cidade nao ha boas oportunidades e quando vc muda o titulo de endereço, quase sempre vc é coonvocado pela Justiça Eleitoral pra virar mesario).
6) menores de 18 anos com titulo (minoria)

Eu tbm julguei parcela revoltada, mas somados, esses 6 casos dao um alto numero mesmo.

Abs

MauricioFAEZ

Enfim, dá pra

Anônimo disse...

Bom dia Xacal...Pelo q estou vendo desde o término desta eleição,o Presidente Lula terá um sério problema c o PMDB,até pq além do partido possuir várias pastas no atual governo é bem provavel q consiga a presidência da Câmara e tb do Senado,e com essa hipótese concluída é possivel q o partido lance um candidato próprio na corrida presidencial d 2010...Por outro lado tem alguns como o governador Sergio Cabral q adoraria abocanhar a vaga d vice numa chapa composta c a Dilma,td dependera do presidente nacional do partido Michel Temer q até pouco tempo fazia campanha p Rosinha no horário político em nossa terrinha,será q há uma ponta de esperança p o Garotinho?Apesar d mt cedo gostaria d saber da sua opinião Xacal...rx

Xacal disse...

Caro anônimo,

Vamos lá a minha rasa opinião:

O pmdb é isso que vemos, ou pelo menos, esse monte de coisas juntas que vemos...

É assim, nessa aparente multiplicidade de faces, nesse "morde-e-assopra", que o pmde se manteve hegemônico e indispensável a todos os governos...É a figura mais próxima que temos de "centro" político, sem que isso signifique imparcialidade ou um "caminho do meio", como nos supõe o significado da palavra centro...

Ele, o pmdb, escolheu o caminho do governar,sem ter os ônus da "cabeça de chapa"....

Creio que as "ameaças" de uma candidatura própria reeditarão "as velhas táticas" de pressão do pmdb...

Por outro lado, nem o pmdb acredita mais em candidatura própria, tantas as vezes que assistiram essa encenação...Os mais empedernidos pemedebistas de opsição a Lula, como Pedro Simon, e Jarbas Vasconcelos sabem que esse projeto é inviável...

Apenas um detalhe: todas as vezes que o pmdb jogou sua fichas no desgaste do governo, é bom que se diga que esses governantes estavam desgastados: sarney, collor, itamar, fhc...

Hoje, o cenário é outro, e eles sabem disso...Tanto é que com todas as reservas que possamos fazer, o pmdb tem se demonstrado um aliado "fiel"...Até mesmo mais fiel que boa parte da base ex-petista...

A única chance de uma candidatura do pmdb é a chancela de Lula...É aí que cabral joga suas fichas...Pouco provável, mas possível...

Anônimo disse...

Obrigado pela opinião Xacal...ha eu votei 12...rx

paulo roberto disse...

Do Anônimo das 21:53, em sua resposta ao Amaro José:

Aconselho a estudar se quizer estar na prefeitura a partir de 2009. Abs

Existe coisa pior que uma pessoa metida a pseudo-intelectual? O Amaro eu perdôo, porque vê-se que é uma pessoa humilde, é povo.

Mas de você, caro anônimo? Vá você estudar e aprender a escrever, antes de sugerir que outras pessoas o façam. Quiser grafa-se assim, com S e não com Z.

Fuiiiii!!!!

Anônimo disse...

Publicidade será mais uma vez o ponto forte do governo Rosinha/garotinho, pois já estou sabendo que o Sr Mauro Silva, irá reabrir a agencia de publicidade, que estava em seu nome (sic!)a qual , muitos sabem pertence ao Garotinho. Já podemos vislumbrar a realidade de tudo !
O orçamento da publicidade da Pref. de Campos voltará a ser direcionado prá quem? Adivinhe !
Me engana que eu gosto...