sábado, 29 de novembro de 2008

Caos na Educação...

Caos municipal...

Ao lado do antigo Matadouro Municipal funciona a Escola Municipal Francisco de Assis, que à noite é uma unidade de ensino de jovens e adultos...Essa unidade é um caso lapidar da situação da pmcg...Creiam vocês que a vice-diretora (ou seja lá o que for), uma das pessoas responsáveis pela administração de escola é uma contratada (ou servidora "pirata")...Fico a chicotear tico e teco, meus dois últimos neurônios, com dúvidas que são incapazes de responder: como podemos esperar qualquer continuidade administrativa, ou compromisso com diretrizes de gestão, ou qualquer outro traço de eficiência, de um servidor que não tem nenhum vínculo com a municipalidade, a não ser o apadrinhamento de uma liderança política...?
Nesse caso, dizem que a vice-diretora está na cota do Dr Dante...
Quem vocês acham que essa "servidora" servirá: o contribuinte ou o esquema político que a indicou...?
Outra dúvida atroz: não houve concurso recente que desse conta dessa demanda...será que não há professores concursados que possam ocupar essa lacuna...?


Caos estadual...

Essa é do CIEP 417, o CIEP José do Patrocínio, situado no Parque São Jorge, vizinho ao Parque Prazeres...Pasmem...Não há professores de Química na unidade...Assim, a secretaria de educação estadual, de forma "genial", encontrou uma solução para o problema:
Funcionários da secretaria estadual de educação "visitam" a unidade no fim do ano letivo, reúnem os alunos e "aplicam" um "trabalho", e de acordo com o "desempenho" dos alunos, lançam uma nota em seus assentamentos escolares...
Novamente ataco tico e teco, que exaustos se negam a me responder: Para quê professor, então...?A Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro descobriu um método pedagógico revolucionário e barato, e que prescinde desses "chatos" professores que têm a mania de reinvindicar melhores salários e condições de trabalho, e ainda têm a audácia de "ocupar" o tempo da polícia, pois insistem em apanhar e inalar spray de pimenta... 

6 comentários:

Anônimo disse...

oi, xacal.na verdade, quem manda nas escolas sao os vereadores eles é quem poem seus afilhados na direçao das escolas. e pior ainda, existem mais de 1000 professores a disposiçao desses vereadores.

Monica disse...

Professores!!!! Precisamos nos unir e reivindicar eleições na escola! Não podemos baixar nossas cabeças, antes, devemos nos manifestar como seres pensantes e não como simples assalariados!
Na direção das escolas precisamos de gente comprometida com a comunidade e não com a política pobre e podre do apadrinhamento. Chega de assalariados, precisamos de ideologistas.Chega de desinformados, precisamos de revolucionários. Chega de submissos, precisamos de ousados.

Anônimo disse...

Espero que a escolha seletiva de Rosinha como está no seu programa de governo não me faça arrepender do meu voto. Se quer moralizar não pode indicar, sou professor da rede municipal, na minha escola não é diferente, toda a direção e também secretárias foram indicadas por vereadores ( Marcos Bacelar e Otávio Cabral ), sou concursado e admito que somente isto não credencia - nos ao cargo, todavia não vejo outra forma mais justa e moral do que a eleição direta para os cargos de direção.

Joaquim

Erik Schunk disse...

Estamos mais uma vez comprovando que no município de Campos dos Goytacazes não há política de Educação, de Saúde, de Habitação... Existe é a política eleitoral inserida na Secretaria de Educação, na Secretaria de Saúde...

DouG disse...

Infelizmente essas notícias não são novidades para mim. Em relação às escolas municipais todos nós já sabemos sobre isso. Já em relação as estaduais conheço mais de perto, pois minha família, mãe e tias são professoras da rede. Minha mãe aposentou faz pouco tempo, a escola em que ela trabalhava, um dos maiores colégios estaduais da cidade, Colégio Estadual Rotary II, em Custodópolis, Guarus, até pouco tempo passava por esses mesmos problemas nessas áreas de maior carência de profissionais, assim como tenho vizinhos que estudavam no Liceu e também passaram por situação semelhante. Ultimamente devido aos últimos concursos da rede estadual, creio que o problema foi amenizado nas maiores escolas, como o Liceu, Rotary II e as de porte semelhante, pelo menos no Rotary II nos últimos anos chegou vários novos professores, não estou dizendo que o problema acabou, mas que nas escolas desse porte foi amenizado. Agora nas menores, como o CIEP do Parque São Jorge, continua a mesma coisa, inclusive pelo que sei, lá também está faltando professores de Educação Física.

Professora Hilda Helena disse...

Contratação de diretores é uma realidade em todo município e distritos de Campos...não há continuidade nenhuma na gestão pois não temos o que a palavra "gestão" expressa na realidade;existe o que podemos dizer muitos "comitês eleitorais" que funcionam dentro das escolas para atender aos interesses da política eleitoreira...não é só a tal diretora que está na cota do Dante;parece que aqui na cidade tem mais uma e em outras também,... Seria ele o dono das cotas???E ele eleito continuará a mandar ou apenas trocarão de nomes?Aqui em Santa Maria já dá para fazer um 'bolão" para tentar acertar quem assumirá as direções,parece que não sabemos ainda quem será o dono das cotas na próxima liderança política... Por isso imaginamos vários escolhidos basta trazer a memória a militância que trabalhou nas últimas eleições municipais!!!Realmente eu não acredito que o governo eleito tenha algum interesse em lançar eleições para diretores e vice-diretores!!!!
O rombo na educação é um dos maiores e isto não para de ser divulgado,mas ninguém articula nada para a próxima gestão...Procuramos por notícias atuais e descobrimos várias Prefeituras se mobilizando:Araruama deixando os professores escolherem a secretária de Educação,muitos outros municípios escolhendo suas liderenças educacional por meio da eleição...
Nessa onda de coordenadorias pelo visto a secretária não é a peça fundamental,eu queria muito saber quem eles vão escolher para essas coordenadorias e aí que mora o maior perigo!!!´Tomara que não seja um comitê central ...aí nem com abaixos-assinados conseguiremos nos livrar de lideranças ditadoras!!!