sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Escorregada e queda...

Em outra ocasião, quando comentamos o monumental erro de uma coluna da folha de embrulhar peixe, que trocou a expressão cumpre-se por cumprisse, mencionamos que todos estão passíveis a erros...

Mas há erros e "erros"...

Esse que destacamos, da coluna do "diário oficial", é um desses da modalidade acachapante...Deveria permitir desconto do preço de capa, tal e qual uma mercadoria com defeito, que diminui sua utilidade para o uso ao qual se destina...

Além de errar na grafia do verbo, pois tensiona escreve-se com s (do verbo tensionar, provocar tensão), coloca-o em uma oração que o verbo exigido, pelo significado, é outro: intenciona (tem a intenção, pretende, etc)...

Depois, como não bastasse esse festival de erros e desrespeito ao leitor, o colunista ainda se contradiz no mérito do que comenta...

Ora, se o Estado é laico, como acertadamente escreve, então não há padroeiro da cidade, e sim padroeiro dos católicos, não...?

Leia o desastre e confira:

"Estátua do Santíssimo
Segundo o blog Urgente, do jornalista Vítor Meneses, o prefeito de Campos, Alexandre Mocaiber tenciona erguer uma estátua na entrada da cidade em homenagem a São Salvador. Isto vai dar um rebuliço. Sabe-se que o prefeito é religioso, mas não pode confundir suas convicções religiosas com o papel do poder público regulado pelo Estado brasileiro que é laico conforme a Constituição Federal. Que fique claro: ninguém é contra a estátua do Padroeiro da cidade, mas, sim, a favor da legalidade. "

Atualização às 11h:56m...Bom, como já dissemos, quando você se aventura a corrigir os outros, corre o risco de quebrar a cara...Mas pelo menos dá para aprender coisas que não sabia...
Leia o comentário do leitor:

Xacal,

O vocábulo "tenciona" está corretamente empregado, há registro do verbo tencionar no Aurélio, que no texto tem o sentido de planejar, projetar, intencionar:

[De tenção + -ar2, seg. o padrão erudito.]
V. t. d. 
1. Fazer tenção de; projetar, planejar, intencionar: Tenciono conhecer todo o Brasil. 
V. int. 
2. Jur. Escrever tenção (6) em processo judicial. 

[Fut. pret.: tencionaria, etc. Cf. tencionária, fem. de tencionário.]

7 de Novembro de 2008 11:25

10 comentários:

Marcelo Gato disse...

Fico abismado toda vez que abro os jornais de Campos - o Monitor, às vezes, é exceção.

Não entendo como os caras resolvem abrir um jornal e não contratam o óbvio: um profissional, excelente redator, que faça o copy de tudo que é publicado. É simples!

Acho que eles, os diretores, pensam que não é necessário, que o leitor não entende tudo assim sobre o português, mas é no mínimo um desrespeito com a parcela esclarecida da população.

Muitos casos fazem doer as vistas, me dão vergonha de ser parte integrante de um povo tão medíocre, porque a imprensa é a representação do pensamento de uma cidade, de uma região, um país.

Mas na blogosfera o caso também acontece. Tem um "advogado" (!!!) por aí, que não se cansa de crases, de escrever "nada haver", tragetória, o escambau.

Taí, vou criar um serviço de copy para jornais e blogs. Vou cobrar por laudas. Porque escrever bem - falar, nem tanto - sempre foi minha característica mais marcante. Afora as pernas grossas e os olhos azuis.

PS. Essa prefeita Carla Machado é o que? O que é Carla Machado? Usou a saúde da cidade para alavancar sua campanha, contratando profissionais de última hora para fins de que não faltasse o atendimento à população, agora é eleita, dispensa os contratados, deixa o povo sem assistência, e declara que está em apuros por conta de determinação disso ou daquilo. Essa Carla não sobrevive a uma investigação em sua conta bancária. Mas como banca todos os jornais da região, ninguém vem a público para execrá-la, que é o que ela merece.
Ainda por cima, é cafona e mal-vestida.

Anônimo disse...

Ave... LYNUS !!!

Marcelo Gato disse...

Esqueci de uma coisa: o que é que Garotinho foi fazer em Brasília com a prefeita Rosinha?

Xacal disse...

Dar corda na boneca de controle remoto, ou trocar a pilha...

E, é claro, ver se não há defeito no que ele programou para ela falar...

Anônimo disse...

Xacal,

O vocábulo "tenciona" está corretamente empregado, há registro do verbo tencionar no Aurélio, que no texto tem o sentido de planejar, projetar, intencionar:

[De tenção + -ar2, seg. o padrão erudito.]
V. t. d.
1. Fazer tenção de; projetar, planejar, intencionar: Tenciono conhecer todo o Brasil.
V. int.
2. Jur. Escrever tenção (6) em processo judicial.

[Fut. pret.: tencionaria, etc. Cf. tencionária, fem. de tencionário.]

Xacal disse...

obrigado pela dica...

Gustavo Landim Soffiati disse...

São Salvador não seria o padroeiro da cidade para os católicos?

Anônimo disse...

Vamos desancar os outros escribas de meia tigela do nosso arraial, mas faça sua mea culpa. Pare de difundir sua ignorância. Tensionar (o certo é tencionar)é um chute no saco. Pobre vernáculo.

Anônimo disse...

Nada como uma platéia de idiotas para qualquer ignorante mostrar sua (pseudo)sabedoria. Tencionar está certo, sim. Errado é tensionar. Esse verbo é de emprego elementar em qualquer texto (jornalístico ou literário) na língua portuguesa. Lei mais. Jornal, revista, livros, bula de remédios... Não faz mal. Pensar também não deixa ninguém doente.

Anônimo disse...

XACAL MEU BEM, TENHA SEMPRE UM DICIONÁRIO PERTO DE TI, PARA NÃO COMETER ERROS, TUDO BEM QUE VC SEJA UM CARA AMARGURADO, DE MAL COM A VIDA, MAS DAÍ A FICAR CORRIGINDO ERROS DE PORTUGUÊS DOS OUTROS, ISSO É DEMAIS MEU CARO!!!!!