sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A dezembrada da Grécia...ou presente de grego...

Os incidentes que acontecem na Grécia, cujo estopim foi a morte de um estudante por policiais gregos, não pode ser considerado um fato isolado na Europa, e isso já é lugar comum...

Recentemente, a França, após um acontecimento parecido(morte de jovens por policiais) experimentou distúrbios parecidos...

Há alguns pontos em comum, que unem todas essas manifestações violentas e, aparentemente, fora de controle...

Uma incrível mistura de ressentimentos sociais e étnicos, multiplicados por um fracasso do bloco europeu em amainar as distorções de classe, a inclusão dos jovens, agravados por uma crise econômica que freou qualquer possibilidade de crescimento econômico...

É possível que este movimento dos estudantes gregos consiga superar os limites da contestação estéril, mas tudo indica que essa insatisfação, assim como na França, seja vitimada pela própria espontaneidade que a motiva...

Falta uma agenda política (não confundir com política strictu sensu), onde governos e manifestantes possam negociar, e construir um consenso ou alternativas...

Do lado dos governos, carcomidos por uma conduta indevida e desacreditada, não há muito o que propor para atender ou convencer quem reclama...Do outro lado, os estudantes e outros grupos, que, após anos sob o jugo desarticulador e desmobilizador do neoliberalismo, vão às ruas com bandeiras etéreas e pouco efetivas...Não têm um projeto político que ultrapasse a raiva...

Resultado: na impossibilidade de diálogo, impera a violência de ambas as partes...

Nesse ambiente caótico, o perigo, sempre presente na Europa, é a sectarização desses movimentos extremistas(tanto à esquerda, como à direita), que ameaçam o frágil equilíbrio do bloco europeu, assombrado pela memória de conflitos sangrentos que engolfaram todo o mundo...

Como diz o adágio popular: casa que falta pão, todos gritam e ninguém tem razão...

6 comentários:

Brand Arenari disse...

Xacal, nao está na hora de expandir o seu termo “jornalistas de coleira” para “blogueiros de coleira”. Tem blog aí que tira onda de alternativo, mas se especializa em dar notícias dos garotinhos, é sempre o primeiro a trazer notícias da lapa. Mas hj se esqueceu de dizer que “os garotinho” tiveram os bens bloqueados. Não é a primeira vez q isso acontece.
Abraço.

Xacal disse...

Caro Brand,

O xacal está observando com cuidado, para não ser acusado de açodamento...

Que fique claro, que a TrOlHa não pode, e nem fará julgamento das escolhas políticas de ninguém...

Mas, como vc bem observa, o problema é posar uma autonomia que não praticam...

Em breve nossas baterias serão ativadas...

cansado de tanta safadeza disse...

Xacal, me permita usar o seu espaço para colocar aqui os comentários de leitores de O Globo On Line sobre o bloqueio dos bens de Rosinha e Anthony Garotinho.

É bom para que todos saibam o que o povo - aquele que não faz parte da massa de manobra - pensa a respeito do casalzinho.

Vamos lá?


morengueira
13/12/2008 - 00h 11m


Os dois têm que ir é para a cadeia - e ficar lá pra sempre.Por mim, a tal Rosinha ia para o presídio de Tremembé, junto com a madrasta de Isabela e Suzane Richtoffen, e Garotinho pro presídio de segurança máxima , em Catanduva....Mas a justiça brasileira é conivente com a bandidagem e o povo de Campos que vota neles, sinceramente, se cair de quatro não levanta mais...


Douglas Azeredo Dias
12/12/2008 - 22h 53m


Poderiam aproveitar e mandar bloquear das principais figuras do PMDB, como Cabral, Riverton Mussi (prefeito de Macaé), Eduardo Paes, Carla Machado (prefeita de São João da Barra) e tantos outros prefeitos dessa máquina que domina o estado.


charlhes
12/12/2008 - 22h 49m


vcs ja observaram que o garotinho e o coitado . todo mundo que pegar ele o cara e o maior pilantra e fica dando uma de vitima .mas nao se preocupe a rosinha agora e prefeita de campos e minha gente imagina o tanto que eles vao roubar . meu deus vai ser tanto dinheiro que . qu e o ministerio publico vai ter que ficar de palntao . o socio do garotinho ja esta preso o alvaro lins . mas infelismente a justica brasileira e fraca . e so chegar no supremo que o gilmar mendes manda esbloquear tudo.


edi cardoso
13/12/2008 - 09h 17m


Ah, meu Deus! ainda bem que esperança é a última que morre...Quero mmmmmmmmmmmmmmuito ver este casal asqueroso atrás das grades.


ZéDaPemba
13/12/2008 - 09h 12m


Vejam como uma baixa escolaridade do povo o impede de discernir a realidade. Pois apesar de tudo o que se vê de envolvimento do casal com a venalidade, a Rosinha foi eleita!


Mensur Carcani
13/12/2008 - 08h 41m


ESSE CASAL NÃO PRESTA NEM PARA TRABALHAR EM TERMA, DIGA LÁ PARA GOVERNAR.
CADEIA NESSA RAÇA QUE SE ESCONDE MEDIANTE A UMA BIBLIA.



Farpa61
13/12/2008 - 07h 49m


Esse é o casal mais nojento que apareceu nos últimos tempos. Basta olhar para os 2 e ver pura enganação... Que sumam para sempre...


BrasileiroBobo
13/12/2008 - 07h 44m


Este casal já teve seu nome diversas vezes envolvido em fatos desabonadores. Será que é pura perseguição? Será que eles não tem culpa de nada?
Acho que já passou da hora de colocar este casal na cadeia!
Em Tremembé eles podem ficar bem pertinho.
Que vergonha!



CLAUDIO VINICIUS DE CAMARGO - e-mail
13/12/2008 - 07h 28m


Peço e espero, que a Justiça haja com todo rigor possível contra essa verdadeira quadrilha que se instalou no Estado do RIo de Janeiro, na gestão Garotinho- Rosinha. Ë inadmissível o desvio de verbas públicas, alocadas para saúde tão debilitada como a do Rio de Janeiro, seja desviada por verdadeiras quadrilhas , travestidas de ONGS, com o fito de , simplesmente, enriquecerem e financiar campanhas de politicos corru[tos e inescrupulosos. Todo rigor na apuração, e todo o pêso na condenação.


mrwak
13/12/2008 - 03h 54m


aah é o garotinho mulek levado..adora mamar nas tetinhas do poder público.Lembra quando ele fez beicinho e disse que nai ia comer nada pq estavam o acusando de corrupção??Era mentira ..ele tava comendo jujuba..Pois é o casal vai negar,negar,negar Aí depois ele se elege de novo...Quem sabe pra PRESIDENTE!!!! VAI COM TUDO GAROTINHO!!!!


redman
13/12/2008 - 01h 12m


Não se salva um ! Se procurar acha.
Agora, roubar da saúde é o
pior roubo... como consegue encostar a cabeça no travesseiro e dormir eu não sei ! Eta gente ruim!



pensoassim
12/12/2008 - 21h 37m


Bens bloqueados?
Esse é o preço que esse casalzinho vai pagar pelo que surrupiaram no e do Rio de Janeiro?
Essa punição eu também queria.
Como diria Chico Buarque:
"chama o ladrão...!!!"
: (((((



Roseno agostinho de souza
12/12/2008 - 21h 03m


ESSE CASAL MERECE É CADEIA DE SEGURANÇA MÁXIMA.


Pinheiro_RJ
12/12/2008 - 20h 51m


Ainda falta a filhota deles, a tal de Clarissa Garotinho, eles conseguiram emplacar a boquinha prá ela !
E eles , tomara que fiquem um tempoinho descansando na cadeia junto com o Titio Lins.
Aposto que o Garotinho do Mal vai aparecer em algum programa de TV com a Bíblia na mão dizendo-se perseguido quando o que deveria ter feito é ter levado a sua greve de fome a sério, quando disse que iria até a morte ficar sem comer..Casal lamentável e deplorável.



Sérgio Ricardo Barbosa Rangel - email
12/12/2008 - 20h 05m


Os governos s eleitos e já começam envolvidos em falcatruas , necessárias para o altíssimo custo campanha eleitoral. Não se trata de adotarmos o financiamento público de campanha. Não se trata de termos uma permissiva liberdade de atuação por parte dos candidatos , prosmícuos com recursos privados elevados e de diversas fontes.

Sérgio Ricardo Barbosa Rangel - email
12/12/2008 - 20h 04m


(....) Isto dá margem a futuros procedimentos escusos , como o do caixa 2 , caixa 3 e etc . Como estas Ongs , Inep , Inaap e outras , como sócios , coindindo com os doadores da campanha. Quer dizer não era doação era investimento , aplicação . Eu dôo , mas e já sabe ... não se esqueça da minha Ong.


JulianoMoreira
12/12/2008 - 19h 29m


Esqueceram-se de publicar a Nuseg que por dua vez , contratou mais de 2 mil prestadores de serviços que tinhma mais de quinze anos de contrato na mesma ong, sem receber os direitos trabalhistas , foram todos mandados embora da ong, mas sei de muita gente que trabalhava na secretaria de fazenda que sabe de muita informação confidencial, principalmente nos dois governos e não hesitará de falar, é só aguardarem a bomba que vais explodir.


FafcDevil
12/12/2008 - 19h 15m


De que adianta bloquear os bens deste casal de larápios? Se o grosso da roubalheira deles está entocada em algum paraíso fiscal? O que deveria ser feito na realidade é uma devassa nas contas deles, ratrearem os passos deles e de seus familiares até 6º grau, bem como de amigos que podem fazer suas vezes para mandar divisas para fora do país. Mas como aqui nada disso acontece se voce for politico, no país do tudo pode para eles, então quero que eles se danem, por terem nos roubado por tanto tempo.

Anônimo disse...

Que baderna, o post foi sobre os estudantes da grécia... assunto que poderia ser discutido e comentado com inteligência.

Massssssssss.... alguns que nao contribuem e nada para a blogesfera campista insistem em colocar fogo nos gravetos dos outros.

Ora, tenha paciencia!!!

Professora Hilda Helena disse...

Hoje lendo este post lembrei-me de outro que li a respeito da Revolução na Grécia e a Manifestações dos professores,pensei em postar no meu blog,mas achei legal aproveitar a idéia para debatermos o assunto.
O descontentamento da população e de certos segmentos da população é evidente e preocupante. Aqui como na Grécia os escândalos de corrupção sucedem-se e a confiança política está completamente em baixo. Podia dizer que é na Europa toda e seria verdade de igual forma pois é algo supra nacional com mais expressão em alguns países com maior deficit democrático.

Em 1º lugar é preciso entender que o descontentamento e a agitação social faz parte da forma de nos governarem e nos manterem a gastar energias por questões secundárias ou terciárias ou completamente inúteis como o futebol. Se serve para criar divisão, inimigos, competidores, guerras, é bom para quem nos governa baseado na dualidade.

Assim muitas contestações são pura e simplesmente compradas, financiadas, promovidas, para criar instabilidade na população ao mesmo tempo que desvia a atenção como num truque de magia.

A polícia e população são dois eternos inimigos sendo a polícia de uniforme o arquétipo do estado e do pai contra o qual nos estamos a revoltar por nos estar a tratar mal e a desiludir-nos. Mas quem votou neles afinal? Quem foram os milhões que ainda acreditam na política de mentirosos e mafiosos? Votamos neles e depois revoltamos violentamente?

Somos completamente manipulados em cada manifestação, eleição e assunto importante. Jogam com nossas emoções como se fossemos crianças ou seres primitivos sem capacidade de raciocinar e de agir sem ser emotivamente.

Não se deixe manipular por sindicatos nem por opiniões públicas nem por políticos nem por ninguém pois sempre estaremos servindo ao poder fascista mesmo que pareça uma boa causa. Se a democracia não for feita todos os dias, estas revoluções e manifestações apenas irão causar mais instabilidade e a ilusão de que se conseguiu algo do governo. Conseguiu-se algo numa questão secundária porque a educação é a mesma ou seja inútil e tanta voz se levantou por medo emoção de avaliação e não se levanta pela liberdade a desaparecer e pela educação de pincel em nossas escolas. Sempre olhando nosso umbigo não vamos mudar nada nem vamos mudar nada com manifestações emocionais quando o que está mal somos nós que permitimos e fazemos este sistema.

Um bom profissional é sempre um bom profissional e em parte porque tem princípios. Um bom professor é bom professor aqui ou em África sem quadro e sem cadernos. Um bom polícia é bom polícia com ou sem pistola.

Os professores estão preocupados em dar aulas porque ensinar é demasiado cansativo neste sistema e perderam seu poder. Temem ir contra o sistema e lutar pelo que acham melhor para os alunos excepto nestas ocasiões em que se fala de dinheiro ou privilégios mas são questões pessoais. Suspeito logo então quando leio/ouço sobre a boa vontade dos sindicatos e professores com o sistema de ensino... Como outros sistemas está partidarizado e politizado ...e tentar mudar alguma coisa é ir para o labirinto corrupto e desanimador dos sistemas partidários.
Não interessa ao sistema em geral que o aluno aprenda a pensar e raciocinar e não se espera que os professores ensinem isso aos alunos. Então também a educação e a profissão de Professor está em baixa e iremos ver essa crise aumentar com certeza se não houver uma "reforma" no sistema educativo. Até doi ouvir a palavra reforma porque nossos políticos destruiíram completamente o significado dessa palavra.

Uma forma bem simples, e comum até de criar a instabilidade, é um polícia matar um jovem, um negro, ou outra pessoa chave e logo temos um cenário de revolta social. Já foi feito muitas vezes por interesse e motivação corporativa fascista e vai continuar a acontecer por isso cuidado com as revoltas emocionais pois podem muito bem ser provocadas para criar instabilidade em si e na população em geral. Ontem foi França, Hoje a Grécia, amanhã não sabemos... não podemos é ser manipulados e enganados como eles foram se acontecer aqui!
Quanto a matar alguém para criar instabilidade parece ser coisa que não incomoda essa gente. Como caso máximo da actualidade cito o 11 de Setembro em que mataram milhares nas 3 torres para dar seguimento a uma agenda e plano illuminati.

Brand Arenari disse...

Tô falando Xacalino! Esqueceu de dar a notícia que os bens foram bloqueados, mas já correu pra anunciar que isso pode ser mudado! Nao tem jeito Xacal, vai ter que expandir o termo! ahahahaha