domingo, 4 de janeiro de 2009

O pensamento único...

Em todas as sociedades há um risco iminente, a espreitar a democracia e o exercício da cidadania e da liberdade de expressão...O pensamento único...

Na História da humanidade, a tendência a concentração e eliminação das diferenças e da diversidade, ameaça o que nos caracteriza e fortalece como seres capazes de adaptação a quaisquer ambientes e contextos...

Na economia, a eliminação da comcorrência aprisiona consumidores e nações...A busca de uma raça única, com elementos étnicos singulares arrastou e arrasta os homens ao inferno dos holocaustos...

Na política, o pensamento único, a eliminação da crítica, a busca de um "consenso" baseado em cooptação empobrece e enfraquece os laços de convivência que são capazes de fazer o progresso de países e pessoas...

Campos dos G. assiste mais um assalto ao bom senso pelo senso comum...

Hoje, ao realizar a visita aos endereços eletrônicos, a chamada ronda virtual, nos deparamos com um triste quadro...O Monitor Campista, que justamente nessa data faz 175 anos, se rendeu a "ditadura neonazista da lapa"...
Ameaçado financeiramente pelo corte das publicações do Diário Oficial, o Monitor, última trincheira de jornalismo independente da cidade, quem diria nos "presenteou" com uma vergonhosa capitulação, e se tranformou em mais um jornal de coleira dos poderosos...

A folha de embrulhar peixe, como é de domínio público, segue sua sina de se curvar a quem tem as chaves dos cofres municipais...O diário da corte nunca escondeu suas intestinais relações com os napoleões da lapa...

Mas a rendição do Monitor nos cobre de luto, e preocupação...Será que o Monitor espera que sua postura subeserviente gaantirá o retorno dos caraminguás que perdeu...? Esse é o preço da dignidade...? 
Triste esse domingo...
Lá se vai Wilson Paes...Lá se vai o Monitor Campista...

30 comentários:

Tecnenfermaginando disse...

Lamentável.

Mas infelizmente ainda há quem se curve por uma boa (mínima tb!) quantia em espécie ou algum tipo de favorecimento

Só espero que alguns profissionais de peso, que se encontram por lá, continuem fiéis as suas (sãs) origens.

Gde abraço.

Xacal disse...

Teresa...obrigado por suas observações, sempre oportunas...

Anônimo disse...

Desde Assis Chatô, o jornalismo brasileiro vive à sombra do poder. Por outro lado, qualquer monopólio privado é um dano à sociedade - e o nosso querido Monitor tinha um monopólio - embora o exercese até de uma maneira inteligente e pouco agressiva. Resta a mídia da internet - blogs, páginas e outras. Assim caminha a humanidade meus caros. Entretanto, não desanimaremos jamais de exercer nosso sagrado direito constitucional de um amplo acesso à informação.

a hiena disse...

Está na hora de reestabelecer os contatos e consolidar aquele grupo que estartou o "Chega de Palhaçada", muito bem mobilizado por você, Xacal, pelo Blog Urgente, pelo Roberto Moraes, Ricardo André, Fábio, Félix Manhães, Vitor Longo e outros, e com os que estão chegando transformarmos essa mídia alternativa em uma ferramenta para a denúncia. Certamente se esperarmos pela mídia convencional, esta estará de quatro para o governo municipal, vidrada nas verbas oficiais.

Jacaré-Chinfrim disse...

Fui, vi e conferi.

O monitor está lagarteando, procurando lugar ao sol das benesses municipais. Uma lástima.

Quanto ao "chega de palhaçada", lembrado por hiena, tenho alguns comentários a fazer que, certamente, desagradarão a muitos do mundo blogueiro campista, mas que é minha opinião e insatisfação. Farei oportunamente lá no blog mas já posso adiantar: nós é que fomos feitos de palhaços, no final.

Tecnenfermaginando disse...

Gente... vale a conferida no blog do Jacaré-Chinfrin.

Que de chinfrin... tá longe!!!!

Mauricio disse...

Nunca achei o Monitor independente, pra ser exato a palavra era omisso ou irresponsável, pois por ser o Diário Oficial fechava os olhos por ser sustentado pela prefeitura. O Diário, apesar de não ser por um motivo nobre, prestou um serviço relevante ao denunciar as proezas do governo Arnaldo e Mocaiber. Imprensa vendida não é um privilégio nosso, a corja é nacional. Os blogs começaram a ter sucesso justamente por priorizar a independência de opiniões e tratar notícia como notícia. Mas o ser humano tem pouca resistência moral quando o assunto é dinheiro e não me surpreenderei se alguns que hoje seguem nessa linha se vendam na frente, é comum e já me acostumei com isso. Espero que durante algum tempo ainda possa me deliciar com os blogs que mantenham uma linha independente. Só quero ver o que vai fazer a Maria Esther, que destilava veneno e agora tá no Butantã.

Anônimo disse...

Xacal,

Olah XaCaL, seu cahorro da bunda caida !
Estou passando por aqui para ver e perceber o estado evolutivo das palavras que voce consegue escrotar nesse seu blog ou jaula de cachorros.
Nós que ainda estamos fora da gaiola das loicas continuamos a verificar que o comedor de carniça, continua sempre e sempre a falar com a lingua venenosa !
PQP cara !
será que voce não percebe o mal que voce está colocando na mente das pessoas ???
QUER VER ?!
Quando foi que voce elogiou o jornal Monitor Campista em seu blog ?- a resposta obviamente seria :NUNCA !
E nós sabemos que o melhor jornal de Campos é o MC e ponto final.
Acompanho todos os jornais de Campos e não há argumento de cachorro que diga o contrário !
Dai a pergunta:
Até quando voce será essa besta ou xacal da bunda caída, sempre colocando o lado ruim das coisas ?!
Voce come conteúdo e informação e caga titica podre de xacal da bunda caída !
Acho bom voce mudar enquanto tem tempo; que tal POSTAR junto com suas sempre críticas algum tipo de solução ou sugestão possível de ser colocada em prática para melhorar os problemas do mundo.
Lembre-se do motivo de voce existir !
OU ENTÃO VOCE VEM PARA O NOSSO GRUPO IMPLODIR PRÉDIOS COM PESSOAS DENTRO !
Estou enjoando de dar conselhos pra voce, pequeno cachorro de merda !
P.S.Ô mauricio...porque voce acha que os blogs ...bla.. bla bla...
Todo blog tem um redator chefe !

Mauricio disse...

Caro Anônimo,
Redator-chefe e blá blá blá como argumentos são difícieis de engolir. O Monitor o melhor em ser amarelo e omisso. Sua briga exotérica com Xacal é problema de ambos, e o final: FODA-SE BABACA LAMBÃO E IMBECIL.

Roberto Torres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto Torres disse...

A vontade de Ignorar os anonimos imbecis nao pode prevalecer. Eles infelizmente expressam opinioes muito sinceras, só pelo fato de estarem protegidos de constrangimento público com o anonimato. E nao sao opinioes isoladas. Por mais estreitas e imbecis que sejam, sao justamente elas que vigoram no "pensamento político-estratégico" em Campos e alhures. Temos que caraterizar esses anonimos e ver o que eles de fato representam. Veja este último aqui. Ele reclama no fundo que Xacal crítica sem resolver, uma pirraca muito comum em todas as pessoas que aprenderam a odiar a crítica, a achar que conviver com a possibilidade de um outro ser humano nos questionar sobre algo deve ser evitada, que o mundo seria melhor de todos fossem a mesma massa de pastel preenchida e satisfeita com a mesma quantidade de recheio. Nao acho que devemos, por exemplo, usar o termo "facista" ou "nazista" de modo indiscriminado, só para ofender os outros.... isso é moralmente ruim. Mas podemos e devemos saber onde se encontra um potencial muito grande para fazer coisas muito parecidas com as que fizeram os nazistas com os judeus. Quando esse anonimo mostra seu ódio sincero pelo fato do Xacal fazer críticas sem resolver o mundo que ele crítica, ele nos diz que o potencial nazista existe e nos ameaca. Sabendo como ele funciona, e de como ele foi vitorioso e derrotado ao longo da História, sabemos que só a democracia nos livra dele. Que só a comprovacao cotidiana de que é melhor viver sem que os nazi campistas e alemaes tenham poder, que dominem a imprensa e que nos calem a boca. Se vale a pena insistir com os blogs é porque aqui também podemos mostrar a eles que no nosso regime eles podem falar, serem ouvidos e refutados, enquanto no totalitarismo as vozes sao unívocas e só um lado pode falar. Precisamos ter fervor com o valor da crítica aberta em nossos blogs, criticando nao só os napo-nazi da lapa mas também o protótipo "cidadao keyne" da blogesfera, ilusao narcísica de filtrar comentários, evidente em alguns blogs altamente frequentados como o do Roberto Moraes para obter uma "suave" e inofensiva audiencia. Nao se trata de nenhuma crítica pessoal ao dono do Blog, mas à relacao que ele mantém com seu público.

Flávia disse...

Roberto Tores, arrasou...divina explicação,sem concordar apenas com a não retirada de alguns posts, que realmente, ao meu ver, baixam em muito o nível da discussão...E isso, no blog do Xacal, esse ódio, é presença quase certa.

Tecnenfermaginando disse...

P/ Anônimo:

Desde quando é preciso elogiar um trabalho jornalístico? Notificar que o meio de comunicação é perfeito, leal e fiel às informações que contêm? Desde nunca!

Mas denunciar abusos... sim!

Já está mais do que comprovado: uma notícia ruim tem uma velocidade assombrosa, mas a boa... vai a passos de tartaruga... porque o "padrão" é ser bem atendido, ler uma boa matéria, causar bons efeitos!

É a lei da física!

Sabe, não estou fazendo nenhum tipo de defesa ao Xacal... mas convenhamos, se isto te incomoda tanto, não leia, ou se ler, admita! o cara trabalha muito bem!

Ah! Xacal! Não se intimide! o contraste é necessário!

Anônimo disse...

XAnaCAL,

Afinal, Xana Carla recebeu o que Macabro lhe devia?

Anônimo disse...

Ficar incomodado com as críticas de Xacal é uma coisa . Agora baixar o nível do blog com xingamentos é prova de que os membros de tal jornal só sabem mesmo é para limpar a Bun...da, KKK.

Anônimo disse...

Xacal comprei um presente de natal para ti : OMO , que da o branco que seu nariz merece KKKKKKKK

Anônimo disse...

De fato, como o Roberto Torres bem o diz, as opiniões dos anônimos não devem ser ignoradas. Mesmo, e até porque, o comentarista estando resguardado pelo anonimato, é capaz de ser mais verdadeiro. Então, aproveitando (covardemente?) o anonimato, devo dizer que concordo com o Jacaré-Chinfrim, na bola levantada pelo a hiena, com relação ao chega de palhaçada.
O que parecia ser um movimento foi, na verdade, um instrumento utilizado por dissidentes do ex-PT como desagravo ao grupo que estava dando as cartas, naquele momento, dentro do partido. Essa é a leitura que faço hoje. Alguns incautos acreditaram na possibilidade de uma terceira via. As várias sugestões de serem marcadas reuniões para dar prosseguimento aos atos públicos, que vi dirigidas a vários blogs, não encontraram ecos. Acho que houve uma preocupação, por parte dos organizadores, de não perder o controle. Depois, quando o quadro eleitoral ficou definido, houve um esvaziamento gradativo, até que não se falou mais no assunto.
Talvez, passadas as eleições, o momento seja de repensar o chega de palhaçada como forma de espaço político para todos os que não se alinham com os grupos que disputaram o último pleito. Ou será que é hora de ficar quietinho e deixar o momento passar?

rodrigocherene disse...

opiniões dos anônimos não devem ser ignoradas.

e também

opiniões dos anônimos não devem ser levadas a sério.

concluindo

Opinião de anônimos para nada servem

p.s.: Um destes anônimos pode ser até mesmo o próprio Xacal...se é que ele(a) existe...rsrsrs

Magalhães disse...

Uma pergunta que não quer calar: qual o cargo ocupado por esse tal de Rodrigo Cherene em uma secretaria que funciona no Cesec? Qual o valor do salário que o moço vai receber? Parece que o rapaz está com tempo de sobra, já que vive fuçando a internet e os blogs alheios.
Recadinho para Rodrigo, o "Cheiradinho da Paz": vai trabalhar, ô vagabundo! Nós, contribuintes, te pagamos pra isso!

Wilson Cabral disse...

Ahhhh só pra não deixar Mester na pista.
Recebí um recado de uma dama que se intitula segunda dama de Campos dos G. e dona de uma loja de calcinhas num shopping, que em gratidão ao todo o trabalho de perseguir pessoas com suas calúnias e difamações será fartamente recompensado, e mester ainda pode escolher.
1 - vinte sacolés do pó de 20 da TGP ( caso alguêm não saiba do que estou falando, fique tranquilo, ela sabe muito bem do que estou falando )
2 - Uma vaga pra fazer porra nenhuma na super mega equipe do deputado marido da segunda DAMA de campos dos G.

Marcio disse...

Isso que eu chamo de papel miserável...papel de 20 do TG. Menos gente, menos.

Anônimo disse...

Sinceramente vocês devem ter comido uma grana gorda no Governo Mocaiber.Dizer que o Monitor Campista era independente?Isso é brincadeira de pessimo gosto,fez o jogo igual ao da Folha da Manhã.Todo jornal gosta e mesmo do dindim.

Marcelo Gato disse...

trecho de reportagem publicada no portal da prefeitura:

"Dois cheques pré-datados para 29 de dezembro de 2020, de R$ 250 cada, levou a dona de casa Creusa Machado Menezes, 62 anos, à prefeitura de Campos na tarde da terça-feira (6)."

DOIS cheques LEVOU.

O fim da feira.

Anônimo disse...

Marcio, sou mais uma de 30 da Penha...

Jacaré-Chinfrim disse...

Anônimo de 21:45,

minha leitura do chega de palhaçada vai por aí.

Pedro Neves disse...

Alguém se lembrou dos anos de existência do Monitor Campista?
Pelo jeito, faltou um pouco de memória histórica.

Maria disse...

Mas esse tal de Wilson Cabral já correu pro lado de Garotinho?
Que oportunista!ptz

Maria disse...

E viva o Xacal!!!!!!!

Anônimo disse...

Xacal,

cadê você, meu caro ?

Assim não dá ! A vida está sem graça sem suas porradas !

Gustavo Rangel disse...

concordo com o anônimo acima.