sábado, 21 de março de 2009

Lição de esperança...

Hoje pela manhã, durante minha "ronda virtual", encontrei no blog da professora Hilda Helena(professorahildahelenasempre.blogspot.com) uma chamada para um post no blog de outra professora, a Mônica Marins(ensinar-projetodevida.blogspot.com)...

Confesso que o texto da Mônica me emocionou...Não que esteja aqui a procurar símbolos, heróis ou heroínas para ilustrar minhas concepções sobre a luta dos professores que se iniciou recentemente...

É além de tudo um texto onde se depreende que muitas outras pessoas como ela devem sentir o mesmo, mas se expressam de formas diferentes, quer em discursos, quer em gestos...

Pensei em escrever nesse post que o texto da Mônica seria uma resposta para o imobilismo, e para a apatia dos professores, que pude perceber até em alguns comentários pessimistas, e outros onde se colocavam todas as dificuldades para atender a mobilização, como horários e excesso de carga na agenda diária...

Diante das palavras da Mônica, esse propósito pareceu mesquinho...Deixarei apenas o texto para a reflexão individual de cada um, afinal, o coletivo se faz com as pessoas e com suas decisões...Sempre...

No dia 18/03/2009, trabalhei até às 15:30 em minha escola, saíndo daqui ás 16:15 para a tão esperada assembleia. Não tive nenhum incentivo por parte de minha unidade escolar, pois em meu ponto fiquei com falta. Não foi fácil ir a Campos, tive gastos e desgasto!!! Mas fui, pois tenho um objetivo, defendo uma causa e luto por eles.
No meu ponto de vista, foi sim muito proveitosa a reunião. Conheci pessoas que, mesmo com poucas armas de guerra, lutam pelos mesmos ideais que eu e estão dispostas a me representarem.
O SEPE não se resume apenas a uma diretoria, mas a nós professores. Tratamos de questões que nos implicam diretamente e nossa classe precisa se unir. Não lutamos individualmente, mas sim por interesses de uma classe, a dos profissionais da educação. 
Foram definidas várias diretrizes a serem apresentadas à Secretária de educação e estou acreditando que iniciamos essa luta covictos que teremos êxito.
Agora, deixo aqui meu apelo aos professores. Vamos participar da reunião do dia 6 de abril. As vitórias só acontecem se lutarmos.
Sou professora porque amo ensinar e acredito que a Educação transforma. Quero ver uma educação de qualidade no meu município e país. No que depender de mim, assim será.

7 comentários:

Anônimo disse...

Excelente! Temos que invadir(no melhor sentido) a SMEC; espero que o SEPE não se omita! Até a Assembléia!

Maycon Bezerra de Almeida disse...

Parabéns Xacal! Parabéns Mônica!

Xacal disse...

Não faço mais que minha obrigação, meu caro...mas ainda assim, obrigado...!

PROFESSOR disse...

EXCELENTE!
PRECISAMOS DIVULGAR NA MÍDIA.
-SERÁ QUE O "GAROTINHO"FARIA ESSA CONVOCAÇÃO, PARA AJUDAR O SEPE,NO SEU PROGRAMA?
-VAMOS FAZER A MESMA SOLICITAÇÃPO AO DEPUTADO ESTADUAL WILSON CABRAL(ACHO QUE TERIA AUDIÊNCIA),PARA AJUDAR A CATEGORIA,FAZENDO A CONVOCAÇÃO.
-VAMOS TAMBÉM SOLICITAR DO ARNALDO VIANNA,QUE ESTRÉIA SEU PROGRAMA AMANHÃ,QUE TAMBÉM FAÇA A CONVOCAÇÃO PARA A ASSEMBLÉIA.
SE ESSES "POLÍTICOS/APRESENTADORES DE PROGRAMA DE RÁDIO",PARTICIPAREM,TEREMOS NO MÍNIMO 3(TRÊS)PARTIDOS POLÍTICOS COMPROMETIDOS COM O PROCESSO.
=PMDB-(GAROTINHO)-POSSUI UM BOM NÚMERO DE VEREADORES NA CÂMARA(NAHIM,PAPINHA,GIL VIANA,KELLENSON AYRES,MAGAL,ALBERTINHO),ATRAVÉS DAS COLIGAÇÕES COM O PR,PSDC,E O PRÓPRIO PMDB.
=PSD(WILSON CABRAL)-POSSUI 3 VEREADORES NA CÂMARA QUE SÃO:ABDU NEME,JORGE RANGEL E ALTAMIR O BÁRBARO.
=PDT(ARNALDO VIANNA)-POSSUI 4 VEREADORES NA CÂMARA:EDERVAL VENÂNCIO,DANTE PINTO LUCAS E AINDA OS COLIGADOS JORGINHO PÉ-NO-CHÃO E MARCOS BACELAR.
E AINDA O APOIO DA D. PENHA,ROGÉRIO MATOSO,E OUTRO QUE EMBORA NÃO ESTEJAM LIGADOS DIRETAMENTE,USARAM A EDUCAÇÃO COMO ESCUDO NA CAMPANHA.

Anônimo disse...

Vamos lotar a assembléia!


Atenção: 06 de abril (segunda-feira), às 17h no Sindicato dos Bancários.

Monica disse...

Xacal, querido,
Obrigada pelos elogios e pelo apoio. Te admiro, pois apesar de vc não fazer parte da classe, tem levantado essa bandeira. Não desista de nós!!!
Um beijo

Professora Hilda Helena disse...

Concordo com a Monica!!!Seus textos sempre ajudam a acordar a classe!!
Parabéns !!!!