sábado, 30 de maio de 2009

Pensando bem...

" Eu não estou aí para semear ventos, eu prefiro que os outros colham as tempestades..."

Elis Regina, a "lilica", em entrevista no Programa Ensaio, TV Cultura/SP, 1973, com direção de Fernando Faro...

5 comentários:

Anônimo disse...

Pesquisa: 47% aprovam mudança para Lula disputar 3º mandato


Uma pesquisa do Instituto Datafolha, que será divulgada na Folha de S.Paulo neste domingo, mostra que 47% das 5.129 pessoas entrevistadas aprovariam uma mudança na legislação para possibilitar um terceiro mandato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 49% são contra. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Além do caso específico de Lula, o levantamento também apontou que 49% são a favor de presidentes concorrerem a um terceiro mandato no Brasil. Em novembro de 2007, a hipótese tinha a aprovação de apenas 34% e a maioria (63%) a rejeitava. O índice de aprovação cai para 38% para terceiros mandatos de governadores e 35%, para prefeitos.

Em uma possível disputa para presidente em 2010 com o governador de São Paulo, Lula seria reeleito em primeiro turno, com 47% das intenções de voto, contra 25% de José Serra, segundo a pesquisa do instituto. Ciro Gomes teria 8% dos votos e Heloísa Helena contaria com 7% do eleitorado. Sem Lula, Serra lideraria todos os cenários pesquisados.

Segundo o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, os números refletem a popularidade de Lula. No entanto, um terceiro mandato desgastaria a imagem do presidente. "Dos que aprovam o governo, 37% são contra o terceiro mandato. Há resistência mesmo entre os eleitores de Lula, um indício de que pode ser desgastante".

O Reacionário disse...

Querem implantar a ditadura da maioria. Para vocês a democracia só tem valor tático e essência populista. Nós, da minoria esclarecida, temos nojo desse negócio de povo (representado por um presidente analfabeto, burro e feio)! A blogosfera é a única realidade na qual uma figura como Xacal pode "influir". Na vida real, quem manda somos nós da direita orgânica!

Xacal disse...

Caro reacionário,

a afirmação de que:"A blogosfera é a única realidade na qual uma figura como Xacal pode "influir". Na vida real, quem manda somos nós da direita orgânica!" é por si mesma uma definição de sua visão torpe de Democracia, onde apenas a SUA VERDADE merece legitimação, ou ainda: só merecem credibilidade as instâncias onde se manifestam Vossa supremacia e hegemonia...

Todas as vezes que a Democracia, valor universal apregoado por vocês, permite que teses e princípios convergentes aos interesses distintos do establishment(representado ideologicamente por gente como Vossa Senhoria), crescem as críticas desqualificadoras sobre os processos representativos...

Em outras palavras: quando perdem o jogo, fazem beicinho, apanham a bola e vão para casa, chorar no colo da mamãezinha...

Anônimo disse...

Durante vários anos, sempre escutei que Lula é um analfabeto e, por outro lado, Fernando Herinque Cardoso é um intelectual, não comete erros gramaticais. Que absurdo!
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso encerrou ontem(23/11/07) o Congresso Nacional do PSDB, em Brasília, afirmando que quer brasileiros melhor educados, e não liderados por gente que despreza a educação, a começar pela própria.

ERRO DE FHC:"(...) brasileiros MELHOR educados(...)".

O correto seria: "brasileiros mais bem educados". O certo é usar "MAIS BEM" antes de particípio(educADO).

Outros erros de Português do FHC:

“ Se tivermos errados, nós mudaremos”. (OESP, 8/3/95);
Correção: ESTIVERMOS. Trocou o verbo ESTAR pelo verbo TER.

“ Estado e União são capazes de atender aos reclames da população”. (OESP, 23/1/97);
Correção: RECLAMOS. Reclame: propaganda. Reclamo: reclamação.

“ O Brasil cansou de desmandos.” (O Globo, 1/5/99)
Correção: SE CANSOU. O verbo, nesse caso, é pronominal.

Por ser considerado "culto", as pérolas gramaticais de FHC eram despercebidas, já as de Lula, não.
E por que isso ocorre? Ocorre porque não está sendo avaliado apenas a língua da pessoa, mas a própria pessoa. Um caso claro de preconceito. E assim dá para se ter uma ideia de quanto o preconceito linguístico é social. Isso porque não é o erro gramático que é discriminado, mas a própria pessoa.

Até professores de Língua Portuguesa comentem equívocos gramaticais.
01- Frase de Jânio Quadros: " Fi-lo porque qui-lo."

Na verdade a frase "Fi-lo porque qui-lo" está gramaticalmente errada. A palavra "porque" é um elemento de atração que exige o uso de próclise (pronome antes do verbo). Então o correto será "Fi-lo porque o quis."

02- Frase de Mester(O Diário; 28/05/09)

Fazendo Pouco
“ HÁ dias ATRÁS, foi aquela franja falante que, entrevistando o dono de um local, que estava sendo inaugurado(...)”

Na formação de expressões temporais, o verbo HAVER é impessoal e tem a acepção de passar-se, ter decorrido, ser decorrido:

Há décadas não se usam tais trajes. CORRETO
Há décadas atrás não se usam tais trajes. ERRADO

Portanto, há redundância no acréscimo de ATRÁS ou de qualquer outra palavra que denote tempo decorrido em tais expressões. Para evitar redundância:

Há dias, foi aquela franja falante. CORRETO

HÁ dias ATRÁS, foi aquela franja falante. ERRADO

Confirmando a formação acadêmica. Na mesma coluna(O Diário; 28/05/09)

Um Grande Gazeteiro
Como professora de português , missão a que se dedicou, durante muitos anos e com muito orgulho, Mester se vê instada a concluir que certo escrevedor de coluna faltou a muitas aulas da Língua Pátria e, por isso, comete tantos e tão absurdos equívocos.

OBS.: Mester é professora de português.

relolucionário disse...

Xacal,
manda este reacionário ler de Mário Lago "o dono da bola"