domingo, 3 de maio de 2009

Sem comentários...

O texto que reproduzimos do blog da professora Hilda Helena(professorahildahelenasempre.blogspot.com) não precisa de adendos...


Eu gostaria de escrever algo positivo sobre a Educação Municipal em Campos para alegrar um pouco o coração dos leitores deste blog mas realmente está difícil...
A mudança de governo, não melhorou em nada a qualidade do ensino.

Mas uma vez faço uso deste espaço para relatar algumas situações que têm ocorrido e que muito tem me atingido,não só a mim ou a categoria em si mas, há muitos cidadãos campistas;se o vereador Nelson Nahin se sentiu incomodado com as críticas dos blogueiros, eu como professora me sinto muito mais com o descaso dos nossos representantes com a Educação Pública.

Na Escola Municipal em Santa Maria temos da 1ª á 5ª fase 16 alunos analfabetos que estão frequentando a escola e que agora não mais poderão frequentar as aulas na Rede Municipal pois a Prefeitura lavou as mãos,se livrando desta responsabilidade, querendo que os alunos frequentem aulas no Programa Brasil Alfabetizado,desenvolvido pelo Governo Federal.Não tenho muito o que falar sobre este programa,mas sei que estes 16 alunos não têm condições de frequentá-lo pois as aulas são ministradas na casa do professor,não oferecendo transporte e nem alimentação para os mesmos.A maioria destes alunos moram em regiões vizinhas,trabalham desde às 5:00 hs da manhã,fazendo um esforço imenso para correr atrás do prejuízo pois na época que teriam que estar nas escolas tiveram que trabalhar para ajudar no sustento de suas famílias.Esta realidade não é só neste Distrito...Ou é?

Onde estão os vereadores eleitos que não se dispõe a criarem Resoluções para resolver este dilema? A Prefeitura nunca desenvolveu uma política pública voltada para a EJA e isto muito têm me incomodado.

Nesta mesma escola temos uma turma sem Professor de Língua Portuguesa,no dia 06 de Abril a Secretaria liberou um Ret para a disciplina e a professora me disse na quinta feira que depois de ter trabalhado 35 dias ,recebeu a notícia que o Ret havia sido cancelado e o pior que trabalhou de graça este tempo todo.O Conselho de classe será no início de maio e nem professores nós temos....Neste bimestre os alunos foram muito prejudicados,primeiro pelo início do ano letivo conturbado que tivemos:Sem merenda,sem transporte,sem material para trabalhar,sem diretores ...

A questão está ficando cada vez mais séria,com a municipalização, muitas escolas aumentaram seu número de alunos e o espaço físico permaneceu o mesmo,a número de alunos por metros quadrados só está nas lei.

Para evitar contratar os concursados do ano 2008,as supervisoras obedecendo as ordens impostas pela Secretária têm juntado as turmas,ficando o professor com muitos alunos em uma sala e o pior sem condições de trabalhar.Com isto sobram professores que têm sido remanejados para outras Unidades escolares que estão em falta.

Não há respeito pelo profissional,eu mesma que alfabetizo adultos não sei nem o que me reserva daqui uns dias...pois eu só posso trabalhar no horário noturno.Não estou falando por mim mas também por todos aqueles que já estão há anos em uma escola serem obrigados a remanejarem para um local bem mais distante,muitos estão preocupadísssimos achando até que terão que largar a sua matrícula,pois a maioria deles não poderão ir para os locais onde estão sendo designados.

Cada caso é um caso ....mas todos muito parecidos:A educação continua um caos!

Nas escolas da Zona rural as salas são pequenas,até porque as localidades também são pequenas e o número de alunos estipulados pela secretaria não observa este detalhe.Nesta mesma escola que trabalho estão sobrando 3 professores, que estão cumprindo seu horário porque as turmas se juntaram...A maioria é casada, moram distante e a situação tende a piorar....

Daqui uns dias começam aparecendo novos Projetos e para quê se os que existem não funcionam direito?

A Rosinha iniciou o ano letivo com atrasos e agora temos que trabalhar todos os sábados e o que não funciona, aí inventaram Projetos para tapear o prejuízo dos alunos e nós somos obrigados a seguir o que eles estipularam...É muito duro!!!

13 comentários:

Tetê disse...

xacal,

e ainda querem que a gente se cale?
que não denuncie, que ignore? que bata palmas??


com licença,
Hilda:
convivo com essas crianças em outro ambiente e sempre que posso, questiono a educação, se o caso, faço alguma sugestão... e sabe o que vejo tb? vc é EXCEÇÃO!!! é claro existem profissionais e profissionais, em todos os lugares! mas não é toda hora que encontramos pessoas como vc, que vai lá, bota a cara, paga pra ver, cobra, critica e até apresente sugestões, para que melhorias sejam relizadas.

começo a achar que o problema do campista não é só da falta de memória não... vale isso a quem elege, ou permite, apoia, seja lá o que for, esses nossos governantes.
falta mto mais que isso, falta o principal, respeito por si próprio.

realmente, eu gostaria mto de entrado aqui e ter recebido uma boa notícia, ou pelo menos algo menos doloroso, mas o que em hipótese alguma significaria uma mentira ou omissão. nada disso.

...

DIGNIDADE CAMPOS DOS GOYTACAZES disse...

Educação de Campos na U.T.I
Hilda Helena está de parabéns pela matéria e coragem de expor verdadeiramente os fatos que estão ocorrendo na educação de nossa Campos.
Volto à afirmar que a SMEC continua lançando muita fumaça nos olhos da população com taís projetos demagogos, como o tal "CRIANÇA FELIZ". Que criança será feliz com falta de estrutura, material, salas lotadas e algumas sem professores, etc.............
Profissionais da educação sem condições de trabalho, tendo que se submeterem à politicagem das gestoras das unidades que ao invés de representar a escola junto a SMEC, defendendo a unidade e a comunidade escolar, usam seus cargos para defender à SMEC desamparando alunos e professores nas unidades.
Professores e comunidade escolar não se calem , denunciem e exijam respeito e dignidade.

Anônimo disse...

Está chegando:

08/05 Ato no calçadão de lançamento oficial da campanha"EU QUERO VOTAR PARA DIRETOR".

19/05 Assembéia no sind.bancários.

Cátia disse...

Infelismente essa realidade das escolas municipais é bem antiga, e a cada governo que passa a situação piora... vivo essa realidade bem de perto e é c grande tristeza que vejo como está deplorável a situação, crianças analfabetas, escolas sem recursos, tanto humanao qnto material, falta tudo minha gente! isso tem que melhorar! não é justo c as crianças, elas não tem que pagar pela falta de competência de nossos governantes...

fernando torres disse...

Xacal, não há interesse do Prefeito, bem como da Secretária, de que a educação ande de acordo com a CF 88, uma vez que se o povo tiver educação, certamente terá emprego e remuneração digna, o que não interessa ao Prefeito, o que realmente interessa é a passagem a R$ 1,00, cartão cidadão , no qual podem receber valor pífio para que fiquem subjulgados ao Prefeito.
Vergonha.
Fernando Torres

Anônimo disse...

Hilda,

A educação se faz com trabalho, não com chororo, o que vc andou fazendo no passado, que não denunciou?

Como e com que projetos vamos dar jeito nisso com centenas de professores de licença?

A maioria faz rodízio dentro das escolas, "hoje sou eu que falto, amanhã é vc".

Sempre houve caixinhas nas escolas para abonarem as faltas!

Como dar jeito se o professor é escolhido por meia dúzias de questões, é só fazer uma provinha, passou e já é professor. Vocação 0 (zero).Me poupe!

Vamos cobrar hoje sim, mas o nosso passado é tenebroso!

O que vc fez no passado?

Professor da Rede

Professora Hilda Helena disse...

Xacal me permita responder ao anônimo com as mesmas palavras que respondi no meu:
Caro anônimo:

Não sei de quanto tempo é esse que você está falando...

Eu já vivi 40 anos...mas no ano passado por exemplo eu alfabatizei alunos e apesar de achar que Mocaiber não contribuiu em nada com uma Educação de qualidade,ele ao menos criou uma resolução onde seria implantado a ALFAEJA,inclusive em 1 ano,passando primeiro pela AlfaI e depois pela Alfa 2,15 professores foram capacitados para isto e entre esses eu estava...

Eu nunca deixei de falar,mas só que infelizmente eu só conheci há pouco tempo a blogosfera...

Infelizmente votei na Rosinha e acreditava que ela resolveria a situação...só que a Resolução foi extinta e se você olhar nas postagens antigas verá uma "infeliz" que dedico a Rosinha e à Auxiliadora,inclusive tem até um comentário da secretária lá...

A blogosfera atingiu em cheio a consciência do cidadão e eu sou é muito grata com isto..

Você disse tudo :A educação se faz com trabalho mas em sintonia com a comunidade e com os que com ela estão envolvidos...

Caro anônimo a licença pelo que eu sei é um direito conquistado ou não?Ou será que você desconhece nossos direitos???

Não sei o que você quer dizer com esse rodízio...eu sou apenas professora,isto é a direção que combina ,junto com supervisoras e Ops...

Acredito que não é isso que faça um Projeto dar certo ...

Não acredito que as coisas não funcione por este motivo...Se não as leis não daria direito a abonos...


Eu sei que a realidade dos nossos cursos que capacitam os profissionais para atuarem, principalmente na escola básica têm deixado a desejar,mas também muitas oportunidades têm sido oferecidas como as Faculdades à distância pelo governo.E venhanhos e convenhamos é melhor passar por concurso do que ser nomeado ,não é?

Não quero te palpar e nem à ninguém ...Se as coisas estão acontecendo dessa maneira com os professores é um péssimo sinal:Resultado da desmotivação,da falta de capacitação dos professores que é obrigação da Prefeitura.Não tenho um discusso choroso,a profissão é "chorosa"...

Está bom para você!Ótimo!
Eu estou incomodada e estou exercendo meu direito de expressão ...

E você o que tem feito?

Anônimo disse...

Pensei em escrever para o anônimo
(3 de Maio de 2009 19:46), mas o texto-resposta da professora Hilda é brilhante.

Anônimo disse...

Quero q me responda uma coisa:Qdo q professor concursado se preocupou em trabalhar?Sei da maioria delas q so serve para dar atestado . Qdo q o terceirizado faz isso? Quem trabalha nesta ´prefeitura é terceirizado pq o concursado ta nem ai.Acho muito otima esta falar agora pq nao se manifestou antes?Sabe pq q educação ta mal? Nao vamos nos enganar so tem concursado dando atestado a toda hora eu vivo isso dia a dia e vejo muito bem nao adianta tapar o sol com peneira faça uma investigação em escola q vcs vão ver 10% trabalha o resto so no atestado me poupe.....

Anônimo disse...

PROFESSORA,
A senhora não é obrigada a ir.
É muito fácil fazer isso com as pessoas,mas quando é com a gente a coisa é diferente,ex:
A Secretária de Educação NUNCA colocou um filho dela em Escola Pública.
Não aguentou nem 2 anos em escola de zona RURAL,nem em GUARUS,conseguiu ficar mt tempo.
Com 2 matriculas na REDE ESTADUAL de ENSINo,como PROFESSOR II,trabalhava em um único turno e próximo da RESIDÊNCIA e com alunos de ENSINO MÉDIO,não gostava do FUNDAMENTAL pois teria que atuar nos 2 turnos e ela não fazia.
Porque agora "obrigar" os Professores Municipais,a fazerem o que ela nunca fez??????
Busquem seus direitos.CHEGA de submissão(porque assim terás uma SUB MISSÂO,atuará abaixo de sua NOBRE MISSÃO de ENSINAR.
Salas "abarrotadas"não tem condições de ter QUALIDADE.
ELES estão fazendo isso para o ANO que VEM,dizerem que teem vaga na REDE MUNICIPAL,e acabar com as BOLSAS de ESTUDO.
Pq INCOMODA MUITO uma EDUCAÇÂO de QUALIDADE.
O POVO PENSA.....E isso não convem a esse GRUPO.

Anônimo disse...

Ao ANÔNIMO das 23:00.
TE POUPE?
Diz isso qd reconhecer o assaltante que está diante de vc,como uma criança,jovem da ESCOLA QUE VC TRABALHA(OU).
Um erre não justifica outro.
O PROFESSOR tira LICENÇA.
Os ALUNOS ficam sem AULAS????
Isso é INCONSEQUENCIA.
Existem PROFESSORES que ACEITAM dar carga EXTRA(até pq ganham mt mal),contratando-os,o PREJUÍZO será mt menor.
Por Favor!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

A realidade desse professor da rede aí(19:46) não é a mesma da escola em que trabalho. Em minha escola concursado trabalha sim. Desconheço esse tal rodízio e essa caixinha.Percebo nas palavras dele(a) um pouco de implicância com concursados,dizendo que é só fazer uma provinha. Provavelmente ele (a)não conseguiu passar e precisa desesperadamente servir aos governantes atuais. E pelo que sei, licenças são direitos e não favores. Um abraço.

Nilzete disse...

Exatamente,anônimo das 23:12.
As pessoas não conseguem passar nos cONCURSOS aó chamam de "provinha",mas em qual PROVÃO passou para ter um DAS?
Desdenhando,sem nem poder comprar...
FORA RAÇA DE TROGLODITAS.......