segunda-feira, 17 de agosto de 2009

TrolHa MuraL...

Exposição Grandes Telas do Movimento Periférico

12 a 31 de agosto de 2009

As visitas mediadas na Exposição Grandes Telas do Movimento Periférico já podem ser agendadas com VERA pelo telefone (22) 8117-5398 ou e-mail vera_plet@yahoo.com.br.

Elas acontecerão todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 13h às 15h, ou em outro dia e horário a combinar.

Os participantes na visita a exposição podem participar também das atividades esportivas ou de outras programações do dia.

Para participar nas atividades esportivas é necessário calçar tênis e no caso de uso da piscina trazer roupa de banho e toalha (não pode ser shorts, tem que ser sunga para os meninos e maiô ou biquíni para as meninas)

A coordenação das Ações Educativas em Artes Visuais é da arte-educadora Vera Pletitsch.

Grandes telas do Movimento Periférico

O projeto propõe mostrar o grafite como arte e a produção cultural das comunidades da periferia

Estarão à mostra grandes telas de grafiteiros de diferentes comunidades carentes, que atuam também em projetos educacionais e em atividades ligadas à publicidade, cinema, moda, artes plásticas e ilustração.

A idéia central do grafite é criar uma linguagem alternativa para expressar pensamentos e tendências. Pensando nisso, foi criado o projeto Movimento Periférico. O objetivo foi o de promover uma reflexão sobre a produção cultural oriunda de comunidades populares e dos movimentos sociais para as grandes metrópoles.

A exposição mostra o resultado desse projeto, que existe desde 2007, com o objetivo de investigar e proporcionar conhecimento sobre a produção cultural das periferias.

Uma forma de comunicação

Grafite é uma palavra derivada do italiano graffiti, que significa uma marca ou inscrição feita num muro. No Império Romano, a manifestação era usada para manifestar anseios políticos e artísticos. Mas foi em 1970, no bairro negro Bronx, em Nova York, que a arte ganhou projeção no mundo.

Os desenhos e frases pintados nos muros, geralmente, retratam temas como violência, contrastes sociais, paz e amor. Para algumas pessoas, a grafitagem é uma forma de vandalismo porque suja as paredes de prédios e polui visualmente a cidade. Entretanto, o grafite dispõe de lugares próprios para a pintura de forma legal e civilizada.

SESC Campos - Avenida Alberto Torres nº 397, Campos dos Goytacazes, RJ

(22) 2725-1210


Vera L. Pletitsch
vera_plet@yahoo.com.br
veralpz@uenf.br
(22) 2723-5593
(22) 8117-5398
(22) 2724-3471 (Pólo Regional Arte na Escola - UENF - CCVM)

Nenhum comentário: