quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Por onde andam...

lina vieira...?

sarney e a crise do senado...?

a guerra globo x record...?

a "contagem de corpos" da gripe suína...?

Todos esses temas foram repetidos à exaustão, soterrando a opinião pública, como se o "fim" do mundo estivesse próximo...

Desapareceram com razpidez proporcional ao espaço de sua onipresença nas pautas...

Afinal...esses assuntos merececiam tanto destaque...? se mereciam, por que sumiram...? se não mereciam, por que tiveram...?

Não há ponto de retorno para a mídia golpista nacional...daqui para frente, é só ladeira abaixo...!

9 comentários:

Claudio Kezen disse...

Xacal:

Dá uma lida nesta entrevista com a pesquisadora do CNPQ Virginia Fontes feita pela equipe da revista Caros Amigos.

No meu entender a dimensão exata do nosso Lulalá é colocada de maneira irrefutável por uma estudiosa dos movimentos sociais transformadores de base.

Tire as sua conclusões.

"Lucia Rodrigues - Como analisa a crise do Senado? Dá para dizer que é uma crise institucional ou é uma briga entre caciques que se desentenderam por vários motivos?
Eu diria que tem as duas coisas, os dois processos não estão separados. Se a gente for pensar em longo prazo, eu venho analisando isso da seguinte forma: a partir de 89, mais ou menos, a condição de que seja possível manter uma estrutura representativa tal como ela existe agora, depende de conseguir figuras públicas aparentemente limpas, figuras públicas que tenham uma trajetória, não só aparentemente limpas, mas que vêm de uma trajetória capaz de neutralizar os movimentos sociais, que é mais importante ainda do que o aparentemente limpas. Vamos lembrar um pouquinho pra trás que o Fernando Henrique Cardoso, quando foi candidato, veio de uma trajetória da esquerda, embora a gente já sabia que o FHC já tinha mudado esta trajetória, porém essa mudança ainda era incipiente, uma mudança inicial. Ninguém imaginava que o governo Fernando Henrique fosse, por exemplo, investir contra os petroleiros da maneira como investiu, isso era impensável, nem contra os direitos dos trabalhadores. Portanto, Fernando Henrique neutralizou uma parcela da intelectualidade de esquerda nessa ida dele para o governo, quem quis se iludir se iludiu, mas em parte achava que Fernando Henrique já vinha de uma associação com o PFL, a gente já sabia qual era a associação que estava feita no começo. Mesmo assim isso permitiu neutralizar setores de classe média incomodados com o processo, e alguns setores inclusive de movimentos, de um tipo de movimento social que é o que eu chamo da filantropia mercantilizada, que são movimentos que começam populares e vão se tornando pouco a pouco militância paga em entidades mais ou menos filantrópicas. É quando a questão das classes sociais no Brasil deixa de ser um problema de classe e começa a ser um problema de pobreza. Deixa de ser uma questão de luta comum e passa a ser uma questão de filantropia, um problema da pobretologia.

Renato Pompeu – E qual a ligação com o Senado?
Isso é para chegar ao Senado, né. O segundo movimento é o Lula, esse movimento é mais importante ainda. Se o FHC já cumpre esse papel de levar para o conjunto das instituições de representação política no Brasil uma espécie de aparência limpa, apesar do braço dado com o PFL, a eleição do Lula tem papel muito mais importante para estabilizar o chamado jogo burguês no Brasil, uma vez que ela consolida essa trajetória que já vinha sendo feita antes, mas agora com mais cacife, pois agora traz a CUT,traz uma parcela grande do PT, liquida politicamente o elo que este partido tinha com os movimentos de base, não só liquida o elo como converte essa ligação numa ligação adequada para o jogo político. Lógico que em todos os casos isso significa que há um adiamento das condições da crise institucional e há um mergulho desses partidos limpos, entre aspas, dessas pessoas limpas no mundo da representação razoavelmente falseada. Acho que isso é um problema grave. Eu discuti isso num artigo dizendo que o PT se deslocou do papel ético-político – que o Gramsci sugere – para o papel de definidor do que seria o papel moral, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso. O resultado disso é que ele perdeu o horizonte ético, que era o horizonte principal e que devia estar ligado com os movimentos de base. Portanto eu acho que o problema do Senado é um problema estrutural nosso, primeiro nós temos uma estrutura representativa problemática, nós temos um sistema bicameral que é outro problema."

A entrevista inteira vc encontra aqui:

http://carosamigos.terra.com.br/index_site.php?pag=revista&id=132&iditens=308

Thiago Viana disse...

É clarividente que tudo isso ocorreu para derrubar a popularidade do Presidente Lula, bem como uma tentativa derrubar sua candidata.
Não satisfeitos com as imposturas até agora praticadas, o PIG partiu para a manipulação das pesquisas, já que na última pesquisa do IBOPE, segundo matéria postada no site do Paulo Henrique Amorim, foram emtrevistadas uma porcentagem maior de pessoas que têm diploma da nível superior, do que as estatísticas do eleitorado do TSE. Isso muda, e muito, o resultado de uma pesquisa, pois é sabido de todos, que as pessoas com nível superior de escolaridade estão tendenciosas a votarem na Marina Silva.

Pois é xacal, já pensou você fora da blogosfera nas eleições de 2012?? Pior!! Já pensou o País entregue na mão dos traíras do PSDB e DEM??

Torcedor disse...

Xacal, a bola da vez agora é o Goyta, rumo a primeira divisão.

Anônimo disse...

E como terminaram as CPI"S , a "ALta Tensão " e o escândalo do Mensalão.

PQ não divulgam os nomes !! Quero NOMES para eu olhar na rua com o despreso que merecem . LADRÕES !!! Quero olhar na cara deles e cuspir no chão !!

E VC ChAu Chau pq não dá nome aos Bois !!!

Xacal disse...

Caro Cláudio,

a resposta publiquei lá no sociedadeblog.blogspot.com/, em respeito ao carinho e respeito com que travamos esse debate...

depois que você publicar lá, eu reproduzo, aqui, a minha réplica...

mas com o destaque que esse tema merece, lá na primeira página do meu pequeno e moribundo blog...

até o dia 29.12...

Xacal disse...

anônimo das 00:07, cuidado ao olhar no espelho...rsrsrs...brincadeirinha...

sobre o mensalão, a última notícia que tive é que os principais envolvidos, como o zé dirceu foram inocentados pelo STF...

quanto a ALTA TENSÃO:

o 1º IP, o de núemro 925/09 está no judiciário, com vinte e tantos réus, que devem ser condenados...não tenho a lista, mas assim que sair a sentença, publicarei aqui...

0 2º IP, o de número 5264/09 foi concluído há pouco, e entregue ao MP, com outros 21 indiciados...

estranhamente, só o blog do Roberto e da Jane Nunes publicaram algo, junto com esse pequeno espaço...

silêncio da mídia...

motivo...? pergunte aos seus editores-chefe...

mas em breve teremos a lista das condenações...

um abraço...

Xacal disse...

Torcedor,

embora torça para o eneacampeão do Parque, simpatizo com a luta do alvianil, inclusive, freqüento alguns jogos, por "má influência de amigos"...

triste é que já me foi comunicado por um interlocutor que manteve contato com o deputado chuchu de pudim que as cartas para o acesso já estão marcadas...e o goyta está fora...os contemplados seriam "américa e olaria"...

de acordo com esse interlocutor, que ouviu esse estarreccedor relato do próprio deputado, ao invés dele denunciar o "esquema", ele tentaria beneficiar o goyta no próxima temporada... se for verdadeiro, é triste não...?

agora se não for, pode já ser uma desculpa para o fracasso, que também seria triste, embora menos estarrecedor...

um abraço...

Torcedor disse...

É verdade, xacal, já ouvi isso desde o inicio, ou seja, que os comtemplados seriam Olaria e America, mas ainda assim, gosto de ver pra crer.

abraços

Anônimo disse...

paulo henrique amorim, o que pediu pelo amor de deus para arrumar um empreguinho com o bispo? lula, o amiguinho do sarney, collor, maluf?