terça-feira, 17 de maio de 2011

Mural da TroLhA...

Pólo Arte na Escola – UENF no Museu Olavo Cardoso


O Pólo Regional Arte na Escola – UENF convida os interessados para participar do Passeio Cultural a ser realizado no Museu Olavo Cardoso neste sábado, dia 21 de maio, das 15h às 17h. A visita ao Museu será mediada pela historiadora Sylvia Paes.
A programação é gratuita e para fazer a inscrição basta confirmar por esta mensagem ou ligar para o Pólo (2724-3471).
O Museu Olavo Cardoso fica na Avenida Sete de Setembro, nº 222, esquina com a Rua dos Goitacazes, no Centro de Campos.

Museu Olavo Cardoso

O Museu Olavo Cardoso, misto de museu casa e de museu da cidade, está instalado na antiga residência de Olavo Cardoso, proeminente usineiro e filantropo campista. Além de perpetuar sua memória, resgata, preserva e divulga a memória e a história da própria cidade de Campos dos Goytacazes.
A maior parte de seu acervo, ligado à memória da família Cardoso, dá alma à residência cujas espacialidades e ambientações nos falam sobre os modos, os costumes de uma época.
O museu é, ainda, comodatário de todo acervo do Museu de Campos dos Goytacazes que funcionava, desde 1990, na antiga residência do Visconde de Araruama, interditado pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil em 1997, hoje em processo de restauração.
Prédio:
Construção do final do século XIX, casa, de face de rua com porão e jardins, possui doze cômodos. O salão principal serve como ante-sala para os quarto e a sala de jantar. A restauração foi feita com base num amplo trabalho de pesquisa de modo que seu visitante tenha uma clara idéia de como a casa realmente funcionava em seu dia-a-dia. Houve também investimento em projetos de iluminação da fachada
Instituição:
Vinculado à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), da Prefeitura de Campos, o museu, inaugurado no dia 6 de agosto de 2006, o museu leva o nome de um proeminente usineiro e filantropo campista cuja última vontade, registrada em testamento, foi transformar sua residência em museu após a morte de sua última herdeira.
Acervo Composto por:
  • mobiliário, serviço de mesa e objetos pessoais de Olavo Cardoso e família;
  • pelo gabinete presidencial com mobiliário e livros da coleção pessoal do campista e Presidente da República Nilo Procópio Peçanha, doado à Biblioteca Municipal que leva seu nome;
  • pelo o acervo arqueológico oriundo das escavações realizadas no sítio do Caju RJ-MP-08, nos anos de 1989/91;
  • pelo acervo iconográfico que fazia parte do acervo da Secretaria Municipal de Obras, anexado ao Museu de Campos em 1990;
  • pelo quadro "A Partida dos Voluntários da Pátria" de Clovis Arrault, uma tela de Ary Parreiras, de 1944;
  • por objetos pertencentes à extinta Leopoldina Railway.

Referências
FEYDIT, J. Subsídios para a história dos Campos dos Goytacazes. Rio de Janeiro: Editora Esquilo Ltda, 1979.

Governo do Estado do Rio de Janeiro; SEBRAE-RJ et al.
Projeto Inventário de Bens Culturais. Imóveis
Desenvolvimento Territorial dos Caminhos Singulares do Estado do Rio de Janeiro - Caminhos do Açúcar.

O roteiro cultural dos Caminhos do Açúcar constituiu-se, juntamente com o ouro, o café e o sal, em tema abordado por este inventário, sendo selecionada como área de estudo, a região Norte-Fluminense que, marcadamente, tem a sua identidade cultural vinculada a história do açúcar.
www.sebraerj.com.br/custom/pdf/cam/acucar/00_CaminhoDoAcucar_FULL.pdf

Opera Prima, Arquitetura e Restauro
Informações e imagens do acervo oriundo do antigo Solar do Visconde de Araruama que funcionou como Prefeitura, Câmara Municipal, Biblioteca e, por último, como o Museu de Campos
www.operaprima.com.br/pdfs/Museu_Campos_Pesquisa.pdf

Museu Virtual de Campos dos Goytacazes
Imagens antigas de campos dos Goytacazes
museuvirtualcampos-rj.blogspot.co

Nenhum comentário: