quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Agende-se...


Duas do camarada George Gomes Coutinho:


Na próxima 2ª feira, dia 15/08/11, às 18 horas, será realizada a Aula Inaugual, com a palestra "Desafios das Ciências Sociais na Periferia do Capitalismo", a ser proferida pelo Prof. Carlos Vainer, professor titular do IPPUR/UFRJ.
Esse evento marcará a abertura do 2º semestre letivo de 2011 e da I Semana da Economia do ESR.
Atenciosamente,  
Elizabeth Rueb - Assistente em Administração
Secretaria do ESR
telefone: (22) 2722-0622 | 2722-0334 | 2733-0319 | 2733-0310
ramal: 4101
UFF/Campos

e mais....

Convite (ler mais aqui)
O Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (LAPECS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes (PUCG), convida a comunidade de Campos dos Goytacazes e região para o “Encontro com o Ensino de Sociologia nas Escolas”.

O encontro  será realizado nas dependências da UFF-Campos entre os dias 22 e 26 de agosto do corrente ano.  É derivado de um projeto maior, sediado na instituição, financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Este encontro pioneiro consistirá na realização de três oficinas temáticas que abordarão questões pertinentes ao ensino de sociologia no ensino básico. Estas oficinas, ministradas por docentes da Universidade Federal Fluminense, abordarão os seguintes eixos:
·         Oficina de produção de novas tecnologias e recursos didáticos para o ensino da Sociologia na Educação Básica.
·         Oficina de intercâmbio de saberes, promovendo a articulação entre os pesquisadores da universidade e os docentes das escolas do Ensino Médio.*
·         Oficina “Juventude, profissão docente e imaginação sociológica”.

As oficinas ocorrerão propriamente no turno da manhã, entre 08 e 12 horas. No turno da tarde o público deve realizar as atividades propostas, sendo possível utilizar as dependências da própria UFF-Campos para tal.
Como encerramento, no dia 26 de agosto, 19 horas, teremos a conferência do prof. Dr. Nelson Dácio Tomazi, autor de “Sociologia para o Ensino Médio” lançado pela “Atual Editora”. O autor é hoje um dos nomes de maior influência no debate sobre a inserção da sociologia no ensino brasileiro não universitário. Uma breve entrevista pode ser encontrada (http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/ESSO/Edicoes/16/artigo88108-1.asp).

A inscrição é gratuita e propiciará para o público um certificado correspondente a 40 horas de atividades. Todavia, as inscrições são limitadas, tendo o limite de 20 vagas para cada oficina. Temos por foco o público de professores da rede pública de ensino engajados com a disciplina de sociologia. Todavia, abriremos para outros possíveis interessados dentro da seguinte ordem de prioridade:

- Profissionais envolvidos direta ou indiretamente com o ensino de sociologia da rede pública na educação básica.

- Profissionais envolvidos diretamente com o ensino de sociologia da rede privada na educação básica.

- Graduandos de ciências sociais – de licenciatura ou bacharelado.

As inscrições já estão abertas, encerrando-se no dia 18 de agosto, próxima quinta-feira. 

Os(as) interessados podem acessar a ficha de inscrição aqui: http://www.4shared.com/file/DO5rf3OM/ficha_de_inscrio_-_oficinas_no.html. Esta deve ser enviada para o e-mail institucional do Lapecs: lapecs@vm.uff.br
Caso alguém tenha dificuldade em fazer o download da ficha de inscrição pedimos para, por favor, enviar um e-mail para o endereço acima nos informando. Demais dúvidas e outras questões também podem ser encaminhadas para o e-mail do LAPECS.

No mais, agradecemos o interesse dispensado e esperamos recebê-los na UFF-Campos,

Equipe do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais - LAPECS

Um comentário:

George Gomes Coutinho disse...

Valeu meu camarada!

Estou na correria aqui, para variar, mas, quando puder... retomamos aquelas conversas subversivas!

Abçs!